A Voz do Povo: seções eleitorais fecharão às 16 horas no pleito de outubro (vídeo)

A Juíza Eleitoral, Dra. Paula Biaggi Messi Mussi Casagrande, que responde pela 43ª Zona Eleitoral de Sorriso esteve na bancada da Voz do Povo na Sorriso FM nesta sexta-feira, oportunidade em que trouxe relevantes informações sobre o pleito eleitoral de 2022.

Entre as situações abordadas, a mudança do horário para votação. Pelo fuso horário, o eleitor de Mato Grosso terá uma hora a menos para depositar o voto na urna neste ano. O primeiro turno acontece dia 02 de outubro e o segundo – se houver, será no dia 30 de outubro. A mudança é a unificação do horário com Brasília.

“É uma mudança importante e temos que chamar a atenção dos eleitores. Houve esta unificação com horário de Brasília. Então será das 7 às 16h somente o horário para votar”, explicou a Juíza.

Ela alertou também para a ordem dos cargos na hora de votar. “Para evitar de invalidar o voto é importante lembrar que a ordem será Deputado federal Deputado Estadual, Senador, Governador e depois Presidente. A gente pede que o eleitor vá preparado, com esta ordem memorizada, ou faça uma colinha e leve”, disse.

Em relação à propaganda eleitoral, em especial na internet, a Juíza alertou: “A campanha eleitoral está aberta oficialmente desde o dia 16. Hoje em dia o que mais causa preocupação é a internet. É livre a manifestação de pensamento do eleitor na Internet, mas ele tem que cuidar para que não haja nenhuma ofensa a candidatos, partidos ou coligações. E tem que cuidar muito com a questão das fakenews, que nada mais são do que aquelas mentiras que não podemos ficar replicando na internet”.

Aos candidatos e partidos, a Juíza alertou que a propaganda pode ser feita via internet ou redes sociais, mas deve ser previamente informada a Justiça Eleitoral para acompanhamento. Em relação a impulsionamento, o eleitor não pode fazer. O candidato pode, mas precisa identificar de forma clara, porque é investimento de recursos de campanha.

“Outra questão importante é alertar sobreas mensagens. A resolução do TSE permite a emissão desder que o eleitor tenha feito cadastro para receber mensagens e que haja opção para ele descadastrar se não quiser mais receber”.

Nos sites do TSE e do TRE podem ser feitas denúncias de situações. “A justiça eleitoral tem inclusive um aplicativo chamado Pardal, pelo qual recebemos as denúncias e remetemos para as providências”.

Até a metade de setembro devem chegar em Sorriso as urnas eletrônicas que serão usadas em outubro.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade