A Voz do Povo: soro antiofídico e vacinas foram assuntos abordados com a Coordenação de Vigilância em Saúde

Taynna Vaccaro, Coordenadora de Vigilância em Saúde, falou em entrevista ao programa A Voz do Povo na manhã desta quinta-feira (02-06). Entre os assuntos da pauta, o soro antiofídico, ou mais especificamente a falta dele.

Segundo Taynna, Sorriso, que é referência tem somente 22 ampolas disponíveis para a região. A alegação é falta de insumos para produção do soro antiofídico.  “É um problema recorrente. Há mais de cinco anos vivemos o problema do estoque baixo em todo o país. O Ministério da Saúde justifica que é pela falta de insumos do Instituto Butantã. Essa instituição pegou fogo em 2010 e desde então, não conseguiu se reestruturar”.

No ano passado foram oito casos de picada de cobra e neste ano seis até agora. “Orientamos muito para os cuidados que a população deve ter na prevenção com uso de EPIs, como bota, caneleira e luva e quando for para o campo, para a pescaria, ficar alerta, porque temos esta dificuldade com o soro antiofídico e é um insumo que só se tem acesso pelo SUS”.

Na cidade, segundo ela, é preciso ter cuidado com lixo ou material de construção acumulado. “Acumulo de lixo atrai animais peçonhentos. Temos que eliminar o lixo, até por se tornar criadouro de outros como o mosquito transmissor da dengue”, orienta.

Se houver picada, é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima rapidamente. Se o caso for de encontrar cobras ou escorpiões é preciso chamar o Corpo de Bombeiros.

Vacina

A coordenadora falou também sobre os baixos índices de vacinação contra a gripe. “As fake news acabaram atingindo grandemente os programas vacinais no Brasil. Esta vacina é supersegura. 10 mil doses desta vacina que está sendo aplicada agora em 2022 e nenhum paciente teve reações adversas. É muito segura e muito eficaz. Muitos vírus circulam neste período. Ontem a UPA teve mais de 400 atendimentos e mais de 60% deles eram por problemas respiratórios. E ainda temos o vírus da Covid circulando. Então, se a pessoa se prevenir e precisar procurar atendimento médico com sintomas parecidos, o médico já vai investigar outras possibilidades”, destacou Taynna.

Dia D

Contra a gripe as vacinas estão sendo aplicadas diariamente em todas as unidades de saúde para os grupos de risco e no próximo sábado haverá mais um dia D, com as unidades abertas durante todo o dia. “Vamos ofertar vacinas contra a gripe e sarampo, todas as vacinas do calendário infantil e faremos também a pesagem do Bolsa Família”, disse Taynna.

Covid

Contra a Covid, a vacina em Sorriso continua sendo aplicada inclusive com liberação da 2ª dose de reforço, ou quarta dose para idosos acima de 60 anos e a dose de reforço para adolescentes. Estas vacinas estão sendo aplicadas nas unidades de saúde Europa e Nova Integração.

Veja também

Corpo de Bombeiros alerta para importância de preparar aceiros em atenção ao período de estiagem

Chefe da 37ª Ciretran esclarece dúvidas sobre CNH Social em entrevista à Sorriso FM

Representantes da Aprocel falam sobre georreferenciamento no Assentamento Jonas Pinheiro

PM e Bombeiros iniciam buscas por adolescente desaparecido em Sorriso

Sindicato Rural sedia hoje reunião técnica da Fundação MT

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região