A Voz do Povo: vereadores foram a Brasília cobrar SAMU, UPA e Hospital Municipal para Sorriso

Os vereadores Wanderley  Paulo e Celso Kosak falaram em entrevista ao programa A Voz do Povo nesta segunda-feira (16-05) sobre a viagem realizada à capital federal na última semana.

Na oportunidade, tiveram audiência no Ministério da Saúde, de onde, segundo eles, chegam boas novas para Sorriso. “Foi autorizado o credenciamento da nossa UPA para nível dois. Com isso, teremos um incremento de 75 mil reais por mês pagos pelo ministério da saúde para melhorar os serviços”, disse o vereador Wanderley.

Segundo ele também está autorizada a construção de uma nova e moderna estrutura para a UPA. “Nós queremos uma UPA sustentável, com energia solar, captação de água e todos os técnicos do Ministério da Saúde se prontificaram a fazer da UPA de Sorriso um modelo para o Brasil”, disse ele.

Sobre a dificuldade em conseguir médicos, ele destacou que o aporte de recursos do Ministério da Saúde deve ajudar. “Acredito que tudo se resolve com recursos. Médicos só vem para o interior se tem recursos na conta um pouco maior, um salário melhor. Com estes recursos do Ministério da Saúde nos possibilitará ofertar salários melhores para um atendimento melhor aos cidadãos”.

Segundo o vereador também está tudo certo para que o SAMU entre em funcionamento em Sorriso. “O que estava travando o SAMU para Sorriso era falta de regulação definida. O Ministério da saúde mandou ambulâncias, mas não havia quem regulava. Agora a regulação está pronta para funcionar em Cuiabá. Você liga 192 e a regulação de Cuiabá automaticamente no sistema interligado envia a ambulância. Como é um suporte muito caro o Governo do Estado assumiu o ônus e agora deverá funcionar”, afirmou.

Ainda segundo o vereador, Sorriso por pouco não perdeu as ambulâncias do SAMU que já estavam compradas. “Como já temos duas ambulâncias compradas, a controladoria já queria que devolvêssemos, mas a reunião foi importante para dizermos que não havíamos feito porque não tinha central de regulação. Como o estado vai fazer isso agora, será incorporado ao município e num breve espaço de tempo vamos operacionalizar o SAMU”.

Outra pauta abordada pelos vereadores foi a construção de um Hospital Municipal em Sorriso. O vereador Celso Kosak ressaltou que como o custo de manutenção é alto, pode ser partilhado com municípios da região. “O município pode pactuar com outros municípios da região, realizar mutirões e atender a todos com o aporte de recursos destas cidades também. Precisamos avançar, porque todos os dias há pessoas pedindo cirurgias”, disse.

 

 

 

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

galeria de imagens

Veja também

LUCIA E NUTRI

A Voz do Povo: qualidade e quantidade da merenda escolar servida em Sorriso foi abordada em entrevista (vídeo)

linhaceleste

A Voz do Povo: aeronaves são usadas para combater incêndio em fazenda na Linha Celeste

AGENCIA

A Voz do Povo: chegada da Polícia frustra tentativa de furto em agência bancária de Sorriso

dEFENSOR_PUBLICO_UBIRAJARA

A Voz do Povo: Defensor Público diz que ficou surpreso ao saber que cirurgia de paciente paga à Chocair não foi realizada

WhatsApp Image 2022-06-27 at 07.47.57

Luto: morre o locutor Kaká de Lara, vítima de infarto

Lumar-de-B-990x556

LUMAR COSTA DA SILVA, que matou e arrancou o coração da tia, será transferido para hospital psiquiátrico de SP para tratamento por tempo indeterminado