Abatedouro Municipal de Aves é inaugurado em Sorriso

No mês em que completa 34 anos, Sorriso ganha mais uma estrutura física que beneficiará os pequenos produtores do município. Foi entregue nesta manhã (20) o Abatedouro Municipal de Aves que conta com uma estrutura para abater de 300 a 400 frangos por dia. O abatedouro integra o Programa de Incentivo à Avicultura, desenvolvido pela Prefeitura de Sorriso e já conta com 40 produtores ligados a esta cadeia.

De acordo com o prefeito Ari Lafin, agora a população terá acesso a um produto certificado, com selo de qualidade e criado dentro do nosso município. “Acreditamos este abatedouro trará um resultado importante na vida dos agricultores familiares, pois vamos abastecer o mercado interno com uma carne nutritiva e um frango caipira criado de forma saudável que será levado para as feiras e gondolas dos nossos supermercados”.

Lafin ainda ressalta que os planos da Administração Municipal para a agricultura familiar vão além das fronteiras do município. “Queremos que este projeto cresça para abastecer todo o nosso Estado. Para isso, corremos atrás e fomos foi o primeiro município de Mato Grosso a aderir ao programa ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), que nos permite vender os produtos de Sorriso para outras cidades do Estado”.

Presente na entrega do abatedouro, o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Silvano Amaral, parabenizou a Prefeitura de Sorriso por incentivar projetos que beneficiem os pequenos produtores. “Aqui vejo projetos que fazem com que o agricultor consiga ganhar dinheiro e tenha viabilidade econômica para continuar na terra gerando emprego e impostos. Sem o apoio da Prefeitura, eles não teriam condições de dar uma vida melhor para sua família. Esse abatedouro, assim como o Frutifica, o Vitamel, e outros projetos desenvolvidos pela Administração Municipal fazem com que os pequenos produtores tenham base e apoio técnico para crescer”, ressalta Silvano Amaral.

O Abatedouro Municipal de Aves está localizado às margens do BR-163, no local que abrigava a antiga farinheira e que foi reformado e ampliado. As obras tiveram início em outubro de 2019, com um investimento de R$ 250 mil em recursos do próprio Município para parte estrutural e R$ 102 mil para a aquisição dos equipamentos necessários para o abate de animais.  Além de proporcionar um local adequado para o abate, a Prefeitura também fornece assistência técnica aos avicultores da agricultura familiar do município.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil