Abril Azul: conscientização sobre o Autismo é destaque no programa A Voz do Povo

O mês de abril é marcado pelo movimento global conhecido como Abril Azul, uma iniciativa estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo é diagnosticada com TEA.

Nesta quarta-feira, o programa “A Voz do Povo” ouviu as terapeutas ocupacionais Letícia e Adria, que trouxeram importantes reflexões sobre o tema. De acordo com a OMS e a Sociedade Brasileira de Pediatria, o autismo pode ser identificado nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico oficial seja realizado entre os 4 e 5 anos de idade. O TEA é reconhecido como um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades na comunicação e/ou interação social.

Alguns sinais que podem indicar a presença do TEA incluem dificuldades na interação social, problemas de comunicação, hipersensibilidade sensorial, atrasos no desenvolvimento motor e comportamentos repetitivos ou metódicos. É importante ressaltar que o autismo se manifesta em diferentes níveis, variando de formas mais leves a mais severas, e um diagnóstico detalhado deve ser realizado por profissionais de saúde capacitados.

Durante todo o mês de abril, diversas ações são realizadas em todo o mundo para promover a inclusão, a compreensão e o respeito às pessoas com TEA, destacando a importância de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva para todos.

Veja no vídeo, a entrevista das terapeutas.

Vídeo da notícia

Veja também

Instituto Cirinho Sorrindo realiza torneio de futsal para auxiliar tratamendo de Dedé

Polos Culturais de Sorriso abrem matrículas e rematrículas para oficinas em 2026

Faculdade Atenas oferta bolsa de estudo integral para curso de medicina

Aberta as inscrições para concurso que deverá escolher prato típico de Sorriso

Secretária de educação de Sorriso esclarece dúvida de pais sobre vale material escolar e transporte gratuito

Sorteada a rifa que ajuda família a comprar carrinho adaptado para o pequeno Davi