Abril Azul: conscientização sobre o Autismo é destaque no programa A Voz do Povo

O mês de abril é marcado pelo movimento global conhecido como Abril Azul, uma iniciativa estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo é diagnosticada com TEA.

Nesta quarta-feira, o programa “A Voz do Povo” ouviu as terapeutas ocupacionais Letícia e Adria, que trouxeram importantes reflexões sobre o tema. De acordo com a OMS e a Sociedade Brasileira de Pediatria, o autismo pode ser identificado nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico oficial seja realizado entre os 4 e 5 anos de idade. O TEA é reconhecido como um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades na comunicação e/ou interação social.

Alguns sinais que podem indicar a presença do TEA incluem dificuldades na interação social, problemas de comunicação, hipersensibilidade sensorial, atrasos no desenvolvimento motor e comportamentos repetitivos ou metódicos. É importante ressaltar que o autismo se manifesta em diferentes níveis, variando de formas mais leves a mais severas, e um diagnóstico detalhado deve ser realizado por profissionais de saúde capacitados.

Durante todo o mês de abril, diversas ações são realizadas em todo o mundo para promover a inclusão, a compreensão e o respeito às pessoas com TEA, destacando a importância de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva para todos.

Veja no vídeo, a entrevista das terapeutas.

Vídeo da notícia

Veja também

Padre Valdir detalha programação da Semana Santa na Paróquia São Pedro Apóstolo

Nilton Mafra relembra os 19 anos do “Grito do Ipiranga” e destaca luta pela sobrevivência do agronegócio

Ganha Tempo da Zona Leste de Sorriso registra mais de 8 mil atendimentos em 90 dias

1º Torneio Beneficente “Copa Libertadores” será realizado em Sorriso pela ONG Cirinho Sorrindo

Padre Valdivino destaca programação da Semana Santa e convida fiéis à renovação da fé

Governador: “O nosso agro é forte e está preparado para qualquer mudança global”