Abril Azul: conscientização sobre o Autismo é destaque no programa A Voz do Povo

O mês de abril é marcado pelo movimento global conhecido como Abril Azul, uma iniciativa estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo é diagnosticada com TEA.

Nesta quarta-feira, o programa “A Voz do Povo” ouviu as terapeutas ocupacionais Letícia e Adria, que trouxeram importantes reflexões sobre o tema. De acordo com a OMS e a Sociedade Brasileira de Pediatria, o autismo pode ser identificado nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico oficial seja realizado entre os 4 e 5 anos de idade. O TEA é reconhecido como um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades na comunicação e/ou interação social.

Alguns sinais que podem indicar a presença do TEA incluem dificuldades na interação social, problemas de comunicação, hipersensibilidade sensorial, atrasos no desenvolvimento motor e comportamentos repetitivos ou metódicos. É importante ressaltar que o autismo se manifesta em diferentes níveis, variando de formas mais leves a mais severas, e um diagnóstico detalhado deve ser realizado por profissionais de saúde capacitados.

Durante todo o mês de abril, diversas ações são realizadas em todo o mundo para promover a inclusão, a compreensão e o respeito às pessoas com TEA, destacando a importância de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva para todos.

Veja no vídeo, a entrevista das terapeutas.

Vídeo da notícia

Veja também

Participação de servidor público de Sorriso em treinamento nos Estados Unidos gera questionamentos

Dia do Trabalhador: Sine de Sorriso tem mais de 200 vagas abertas

Sorteio da tabela do 36º Torneio do Trabalhador em Sorriso é feito ao vivo na Voz do Povo

PRF: acidente na BR-163 em Sorriso resulta em prisão por embriaguez ao volante

Prefeitura e repartições municipais de Sorriso não terão expediente no feriado do Dia do Trabalhador

Sorriso: Bombeiros auxiliam mãe e bebê em parto em casa no Jardim Ocidental