Acidentes aumentam em fevereiro em Sorriso

Nos 28 dias do mês de fevereiro, foram registrados 152 acidentes em Sorriso, sendo 83 com vítimas e 69 somente com danos materiais. O número representa um aumento de 13% em relação a janeiro, quando foram registradas 134 ocorrências, mas é ligeiramente menor que dezembro do ano passado, que contabilizou 158 ocorrências.  Quando os dados são comparados com o mesmo período do ano passado, verifica-se o aumento de 3% de ocorrências, visto que 147 ocorrências foram registradas em fevereiro de 2020. Já em fevereiro de 2019, aconteceram 131 acidentes.

Dos 83 acidentes com vítimas, 76 foram motociclísticos, o que perfaz um percentual de 92%. As outras ocorrências foram 5 atropelamentos a pedestres (6%) e 2 atropelamentos a ciclistas (2%). Entre os pontos recordistas de acidentes, podem ser listadas a Perimetral Sudoeste, com 17 ocorrências, sendo 12 com vítimas; a Natalino Brescansin, 3 ocorrências com vítimas e 9 sem vítimas; e a Blumenau, com 8 acidentes com vítimas e 2 somente com danos materiais.

Os dados divulgados pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT), que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) trazem ainda outro registro de aumento: o de atendimentos a denúncias de perturbação do sossego com som alto e aglomerações. Em fevereiro foram 430 denúncias, frente às 385 ocorrências desta natureza registradas nos 31 dias de janeiro.

Vale lembrar que nas ocorrências com vítimas, o socorro aos acidentados é prestado pelos profissionais da 10.ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), e a GMT ajuda a organizar o trânsito no local.  Além do atendimento a ocorrências de acidentes e perturbação do sossego, cabe ainda à GMT, entre outras funções, a realização de vistorias em veículos que fazem o transporte de passageiros, e a emissão de cartões de estacionamento especial para idosos e Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

Como forma de contribuir para um trânsito cada vez mais ordenado, fluido e seguro, os profissionais da GMT também promovem palestras para atualizar o conhecimento de condutores e também relembrar as regras de trânsito para pedestres e ciclistas. Com a pandemia da Covid-19, o número de palestras foi consideravelmente reduzido, mas no mês passado, por exemplo, o GMT Valdir Cordeiro partilhou seu conhecimento com servidores da Cooperativa Cooper Vale. A reunião foi promovida no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi, e obedeceu a todos os critérios de segurança sanitária.

 “É todo um conjunto de ações que culminam em resultados positivos e a contribuição de condutores e pedestres no respeito à sinalização, assim como às leis, é fundamental”, destaca o gestor da Semsep, José Carlos Moura, acrescentando que a redução da quantidade de acidentes, assim como a gravidade destas ocorrências, está no topo das demandas da pasta. “Estamos atuando na remodelação de alguns pontos do nosso trânsito, no reforço de sinalizações e na análise constante dos dados para poder agir pensando não só no agora, mas também em médio e longo prazo”, informa.

Veja também

Grave acidente na MT-430 resulta na morte de dois homens e um ferido gravemente

MPMT pressiona autoridades locais para reduzir acidentes de trânsito em Sorriso

Sorriso: acidente na Estrada do Pontal do Verde deixa dois feridos; um deles em estado grave

Sorriso: Operação Lei Seca resulta em multas e prisões por condução sob influência de álcool

Filho é morto pelo próprio pai após desentendimento em Sinop

Acidente entre carreta e automóvel deixa cinco feridos na BR-163 entre Sorriso e Sinop