Acidentes envolvendo máquinas agrícolas com rede elétrica afetam 12 mil clientes em MT

Acidentes com máquinas agrícolas afetaram doze mil clientes da concessionária Energisa e a rede elétrica em Mato Grosso no primeiro trimestre. Os dados são da própria empresa, que mantém o alerta para abril, época de colheita do arroz e a finalização da retirada da soja do campo. De acordo com o gerente de operações da distribuidora, José Nelson Quadrado Junior, esses na maior parte dos casos, são acidentes ocasionados por batidas em postes e torres, que muitas vezes cortam as áreas produtivas, entre redes privadas e coletivas. Ou quando o maquinário acaba enroscando nas redes elétricas. Em ambos os casos, esse tipo de ocorrência pode levar muito tempo para recomposição do serviço, pois dependem de equipe pesada e os locais muitas vezes não são acessíveis. “A gente sabe que o nosso estado tem essa abundância de terra que gera tanto alimento quanto trabalho sério dos agricultores para atender aos pedidos que vêm do mundo quase todo. Afinal, o nosso agronegócio é referência. Mas é sempre importante se ater àqueles pequenos detalhes que podem evitar acidentes. E todos podem ser evitados com essa união de esforços, principalmente priorizando sempre a vida”, comenta José Nelson.

 

Dicas para evitar acidentes

 

Existem algumas orientações básicas que podem auxiliar os produtores e moradores do campo:

 

– Antes dos manuseios dos maquinários, é de extrema importância que seja feito reconhecimento do local, planejamento das atividades e a mensuração para que a altura e largura da máquina mantenha uma distância segura da rede. “Máquinas agrícolas devem respeitar a distância segura da rede e os caminhões nunca devem bascular debaixo da rede.”, reforça Victor Hugo.

 

– Se um veículo encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário (exceto em caso de princípio de incêndio). Nesse momento, deve-se chamar imediatamente a Energisa e os Bombeiros, que desligarão o fornecimento de energia da forma correta antes de resgatar o condutor;

 

– Na movimentação de máquinas e tratores, é preciso ter cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar. Desvie deles;

 

– No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;

 

-Jamais operar a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica;

 

– A vegetação deve estar sempre podada para facilitar a visualização da rede elétrica;

 

– Nunca permita que o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica;

 

– Tomar cuidado com queimadas, pois colocam em risco a vida da população e podem danificar as estruturas do sistema elétrico, causando a queda de postes e torres, provocando curtos-circuitos, rompimento de cabos e quedas de energia.

 

– Se algum animal for atingido por cabo de energia, não deve ser removido antes de entrar em contato com a concessionária e se certificar que a energia foi interrompida e assim evitar mais acidentes.

 

– As cercas devem ser sempre seccionadas e aterradas, a fim de evitar acidentes com raios em períodos chuvosos.

 

– A chave de proteção da rede elétrica não deve ser religada em casos de falta de energia. Isso oferece riscos à segurança no local e o autor pode responder criminalmente por este ato.

 

Mesmo com as dicas, é importante ressaltar que para sanar dúvidas, ou casos de urgência e acidentes, a Energisa deve ser procurada pelos canais de atendimento oficiais:

  • Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
  • Assistente virtual (WhatsApp) – (65) 99999 7974
  • www.energisa.com.br
  • Agências de atendimento presencial
  • Call center – 0800 6464 196

 

Veja também

Sorriso: em resgate inusitado Bombeiros retiram animal doméstico de árvore

Bebê de 5 meses morre em berçário de Várzea Grande após suspeita de traumatismo craniano

Servidoras que morreram em acidente na MT-249 serão sepultadas em Tapurah e Lucas do Rio Verde

Sorriso: termina domingo (21) o prazo para emitir boleto do IPTU e concorrer a prêmios

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Bombeiros são acionados após trabalhador de obra sofrer acidente