Ações do governo beneficiam cerca 900 mil pessoas e empresas em Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso tem adotado medidas com o objetivo de auxiliar a população e as empresas mato-grossenses durante este momento de dificuldade financeira ocasionada pelo novo coronavírus – Covid-19. Ações como prorrogar o pagamento do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas do Simples Nacional permitiu que pequenos empreendedores mantivessem suas atividades e, principalmente, o emprego dos seus funcionários.

“As medidas adotadas pelo Governo do Estado preservam o caixa dos cidadãos e das empresas que mais precisam nesse momento da pandemia”, acentuou o secretário Rogério Gallo.

Cerca de 150 mil empresas inseridas no Simples Nacional, sendo 45.383 micro e pequenas empresas e 104.517 microempreendedores individuais, conseguiram um fôlego a mais em suas finanças. Para a proprietária Da’Luh Pet Boutique, Luciana Bogorni, a medida foi adotada em um bom momento e minimizou os impactos econômicos trazidos pelo Covid-19.

Luciana Bogorni é médica veterinária e proprietária de um pet shop em Cuiabá. Foto: Arquivo pessoal

“Já temos diversos compromissos financeiros todo mês e uma ação como prorrogar o pagamento de tributos foi importante e trouxe alívio para nosso caixa”, afirma a empresária. De acordo com ela, com o fechamento do comércio, mesmo sendo considerado um serviço essencial, o petshop teve uma redução significativa em suas vendas e serviços prestados, o que ocasionou em um fluxo de caixa baixo e dificuldade manter em dia algumas contas.

Além dos pequenos empreendedores, mais de 147 mil famílias foram beneficiadas com a isenção do ICMS da energia elétrica. Os consumidores beneficiados são aqueles que se enquadram na categoria baixa renda, cujo consumo é igual ou inferior a 220 KWh/mês. No entanto, é necessário que um morador peça à concessionária de energia elétrica a inclusão na categoria “subclasse residencial de baixa renda”.

Outra medida que integra o pacote de ações adotadas pelo Executivo estadual para minimizar os impactos provocados pela disseminação do novo vírus foi a prorrogação do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano. Com isso, mais 700 mil proprietários ganharam mais tempo para quitar o tributo.

Rafael Clério dos Santos é autônomo e afirma que o prazo a mais vai auxiliar nas suas finanças, pois tem tido dificuldade em receber das empresas. Ele parcelou o imposto do seu carro e conta que está difícil manter o pagamento em dia.

Rafael Clério dos Santos trabalha como autônomo e foi um dos prorpietários de veículos que aproveitou a prorrogação do IPVA. Foto: Arquivo pessoal

“Para mim, que sou profissional liberal e tive alguns recebimentos suspensos, e outros prorrogados também, a medida vai beneficiar muito, ganhamos pelo menos um fôlego. Parcelei o IPVA em seis vezes, paguei a primeira, consegui pagar segunda, mas essa próxima agora eu estou com dificuldade de recebimento. É uma cadeia eu deixo de receber, eu deixo de pagar”, disse Rafael.

Com a prorrogação do vencimento, o IPVA que seria cobrado em março, abril e maio passou para os meses de maio, junho e julho, respectivamente. Já o imposto que deveria ser pago em junho foi postergado para o mês de julho.

Outras medidas econômicas e tributárias também foram implementadas pelo Governo como a prorrogação de obrigações acessórias, da validade das Certidões Negativas de Débitos, tributários e não tributários e isenção do ICMS de produtos e mercadorias usados para prevenção e combate da Covid-19, desde que sejam doados a entidade governamental ou assistencial.

Essas e outras ações podem ser conferidas no site do Governo de Mato Grosso.

Veja também

Fadiga dos pilotos pode ter contribuído para queda de avião da Voepass em 2024, aponta MTE

Desemprego recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação