Agência bancária é alvo de assalto em estilo ‘Novo Cangaço’ em Brasnorte com funcionários feitos reféns

A ação, caracterizada como Novo Cangaço, mobilizou equipes policiais da região na busca pelos criminosos, que foram vistos fugindo em uma caminhonete sem placas rumo a Juína

Quatro criminosos fortemente armados invadiram e assaltaram uma agência do Sicredi em Brasnorte (580 km de Cuiabá) na manhã desta quinta-feira (31), levando dois funcionários como reféns. O grupo, com fuzis em punho, fugiu em uma caminhonete sem placas em direção ao município de Juína, onde os reféns foram liberados durante o trajeto, segundo informou a Polícia Militar.

Imagens feitas por testemunhas mostram os assaltantes saindo da agência bancária e entrando no veículo com os reféns, em uma ação que se enquadra na modalidade criminosa conhecida como Novo Cangaço. Equipes da Força Tática de Juína, Brasnorte e Campo Novo do Parecis realizam buscas intensas na região, com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Em nota, o Sicredi informou que está colaborando com as autoridades e oferecendo suporte aos funcionários. A agência permanecerá fechada até que a perícia técnica seja concluída e os danos estruturais sejam reparados. A cooperativa orienta seus associados a utilizarem os canais digitais — site e aplicativo — para atendimento.

O termo Novo Cangaço é usado pelas forças de segurança para descrever ações de grupos criminosos armados que aterrorizam pequenas cidades, especialmente com ataques a bancos, inspirando-se no modus operandi do cangaceiro Lampião e seu bando no sertão nordestino dos anos 1930.

Brasnorte, palco do crime, possui população estimada em 17,4 mil habitantes, conforme dados do IBGE para 2024.

Veja também

A Voz do Povo inicia série especial do Dia dos Pais com entrevista de Michel Ferreira e seu filho Emanuel

Cantor e compositor Hélio Queiroz compartilha trajetória musical iniciada na infância em Sorriso

Sorriso FM recebe equipe do SAMU para esclarecer atendimentos e orientar população sobre uso correto do 192

Advogados presos por desvios no TJ podem ser expulsos da Ordem, diz presidente

PF faz operação e mira em suspeito de armazenar mais de 50 arquivos de abusos contra menores

Julgamento de autor de chacina em Sorriso será fechado ao público e sem transmissão