Agentes comunitários de saúde e atendimento nas unidades são tema do Voz do Povo

O secretário municipal de Saúde, doutor Vânio Giordani, e a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Michele Benacchio, esclareceram dúvidas enviadas por ouvintes e detalharam as atribuições dos mais de 170 ACSs que atuam no município.

O programa Voz do Povo, da Sorriso FM, desta quinta-feira (19), recebeu o secretário municipal de Saúde de Sorriso, doutor Vânio Giordani, e a enfermeira Michele Benacchio, coordenadora da Atenção Básica. Em pauta, o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde (ACS) no município e a organização do atendimento nas unidades.

A discussão foi motivada por questionamentos de ouvintes enviados ao quadro Fala Cidadão, que pediram esclarecimentos sobre quais são, de fato, as atribuições dos agentes comunitários e até onde vai a responsabilidade desses profissionais.

Durante a entrevista, o secretário explicou que os ACSs exercem papel fundamental na Atenção Básica, atuando diretamente nas comunidades, realizando visitas domiciliares, acompanhando gestantes, crianças, idosos e pacientes com doenças crônicas, além de promover ações de prevenção e orientação em saúde. Eles também fazem o elo entre a população e as unidades de saúde, identificando demandas e auxiliando na organização do atendimento.

Atualmente, o município conta com mais de 170 agentes comunitários de saúde em atividade. No entanto, segundo a gestão, o número ainda não é suficiente para alcançar 100% de cobertura. Existem áreas descobertas, especialmente em regiões de expansão urbana.

O município aguarda nova autorização do Ministério da Saúde para credenciar mais profissionais. A expectativa é convocar candidatos aprovados no processo seletivo realizado em 2022, cuja validade foi prorrogada até 2026. O objetivo é ampliar o atendimento e garantir maior alcance das equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Outro ponto abordado foram os novos convênios firmados pela Prefeitura, entre eles a implantação de um aplicativo da saúde, que deverá facilitar o acesso da comunidade a informações e serviços da rede municipal.

O secretário também respondeu dúvidas sobre o agendamento de consultas nas unidades. Ele explicou que, devido ao alto índice de faltas registradas quando o sistema era feito por marcação prévia, o atendimento passou a ocorrer por ordem de chegada. A medida, segundo a Secretaria, busca otimizar as vagas disponíveis e reduzir o desperdício de consultas, garantindo maior eficiência no atendimento à população.

Veja a entrevista no vídeo

Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

Ministério da Saúde habilita Hospital do Câncer de Mato Grosso para atendimento de pacientes do SUS

Fumaça de incêndio encobriu cidades do norte de Mato Grosso

Motociclista morre após carreta invadir pista na BR-163

Estabelecimento é notificado por forças de segurança e mais de 20 menores retirados do local

PM de Sorriso atende a três ocorrências envolvendo agressões a crianças e mulheres

Caminhoneiro perde o controle de veículo e atravessa a BR-163 em Sorriso; derrubou poste e atingiu dois carros