Ager abre consulta pública para construir Agenda Regulatória 2025-2026 com participação da sociedade

Interessados podem contribuir com sugestões sobre qualquer serviço público regulado e fiscalizado pela autarquia; consulta ficará aberta até 26 de agosto

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) abre nesta segunda-feira (28.7) a Consulta Pública nº 001/2025, que busca receber contribuições para a construção da Agenda Regulatória (AR) da Agência para o biênio 2025-2026. Interessados podem contribuir com sugestões sobre qualquer serviço público regulado e fiscalizado pela autarquia.

O objetivo é aprimorar a lista preliminar de projetos que norteará a atuação da Ager nos próximos dois anos, de modo a assegurar que as ações sejam executadas de forma estruturada, transparente e aderente às demandas dos setores regulados e da sociedade.

A Consulta Pública ficará aberta entre os dias 28 de julho e 26 de agosto de 2025, período no qual os interessados poderão enviar suas sugestões.

Toda a documentação relacionada à Consulta Pública, incluindo o regulamento, o formulário de contribuição e a lista preliminar de projetos para compor a AR 2025-2026, já está no site da Ager. Clique aqui para ter acesso.

De acordo com o presidente regulador da entidade, Luis Nespolo, essa é uma oportunidade importante para que todos os interessados ou diretamente envolvidos nos assuntos, relacionados a rodovias pedagiadas, transporte intermunicipal de passageiros, saneamento básico, gás canalizado, portos e hidrovias, e energia elétrica, contribuam diretamente para a regulação desses serviços públicos no Estado.

“A agenda regulatória na Ager passa por importante evolução, que é a previsão de periodicidade de seus ciclos de vida e de fluxo de etapas para a conformação e divulgação dos temas regulatórios, que possuem prioridade na criação de resoluções normativas, cumprindo assim com as melhores práticas mundiais quanto ao tema. Esta etapa de consulta pública é fundamental para a participação social, bem como para a transparência e previsibilidade regulatória”, destacou Nespolo.

Como participar

Qualquer pessoa ou entidade interessada pode participar da consulta. As contribuições devem ser enviadas digitalmente, utilizando o Formulário para Contribuição disponível no site da Ager, para o e-mail: consultapublica@ager.mt.gov.br até o dia 26 de agosto de 2025.

Após o término do período de consulta, a Ager divulgará em seu site o Relatório de Análise de Contribuições.

Veja também

Repórter de Lucas do Rio Verde capota carro na BR-163 a caminho de Sorriso

Corpo de Bombeiros de Sorriso prende homem em flagrante ateando fogo em lixo

Corpo de Bombeiros reforça cuidados para evitar acidentes aquáticos durante lazer

Nota MT já destinou mais de R$ 10 milhões a entidades sociais em Mato Grosso

Idoso é atacado por pitbull em Sinop; dono do animal é detido

Inscrições para o Enamed 2025 vão até quarta-feira