E quem acompanhar a atividade no Magessi – ou nas outras 3 programadas para 11,12 e 13 de agosto! – terá informações especiais sobre alimentação saudável, práticas posturais, aleitamento materno,  exercícios físicos no período gestacional, intercorrência do pré-natal, trabalho de parto, puerpério, puericultura odontológica, cuidados com o recém-nascido e vacinação da gestante e do bebê.

E para tratar de tudo isso, uma grande equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), formada pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) e profissionais das Unidades Básicas de Saúde; uniu esforços à estudantes universitários. Conforme Sílvia Gehring, do Departamento de Educação em Saúde, a equipe é formada por nutricionista, fisioterapeuta, odontólogos, enfermeiras, educador físico, psicóloga, médico e fonoaudióloga.

Conforme Sílvia Gehring, do Departamento de Educação em Saúde, todos são temas essenciais e trazem informações importantes. “São cuidados bem interessantes; bebês amamentados no peito tem mais facilidade para aprender a falar corretamente, por exemplo; e todas essas temáticas serão abordadas”, explica.

Dando continuidade à programação das palestras, no dia 11 de agosto (quinta-feira), das 15 às 16 horas, a conversa é no CRAS São José; no dia 12 (sexta-feira), também das 15 às 16 horas o encontro é no CRAS São Domingos. E, para encerrar no dia 13 (sábado), também das 15 às 16 horas, o evento será no Parque Ecológico Claudino Frâncio.

E sempre é bom lembrar que independente do mês, o atendimento de gestantes é rotina de toda quinta-feira na rede pública de Sorriso. Hoje o Município oferta acompanhamento de pré-natal para cerca de 600 gestantes.

“É importante participar e debater, mesmo quem já tenha filhos, pois cada gestação e cada fase de amamentação é diferente, são situações únicas, então é bom ouvir os profissionais, tirar dúvidas, debater situações específicas”, frisa Sílvia.

O Agosto Dourado

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a Unicef, com a “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura do documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, na sigla em inglês). Um ano mais tarde, a entidade criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países. Desde 2016, a WABA alinha a campanha WBW com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, o mês do Aleitamento Materno foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017, que determina que, no decorrer de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

 

Confira as datas:

10/08: Auditório Magessi, centro de Eventos Ari José Riedi, 13h30 às 16 horas

11/08: CRAS São José, das 15 às 16 horas

12/08: CRAS São Domingos, das 15 às 16 horas

13/08: Parque Ecológico Claudino Frâncio, das 15 às 16 horas