O esgoto passará a ser tratado na moderna ETE Teles Pires, localizada fora do perímetro urbano, garantindo mais eficiência, tecnologia e redução de odores em Sorriso.
O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu nesta segunda-feira (06) o coordenador da Águas de Sorriso, Éder Freitas de Oliveira, que trouxe atualizações sobre as obras de desativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central Benjamin Raiser. Segundo Éder, os trabalhos seguem em ritmo acelerado e a previsão é de que a obra seja concluída até novembro deste ano.
O projeto faz parte do plano de modernização do sistema de saneamento do município e tem como objetivo desativar as ETEs localizadas dentro do perímetro urbano, concentrando todo o processo de tratamento na nova ETE Teles Pires — uma estrutura planejada e equipada com tecnologia moderna, instalada em uma área afastada, especialmente projetada para atender o crescimento de Sorriso.
Ao todo, estão sendo implantados 5,6 mil metros de novas tubulações, que redirecionarão o esgoto tratado anteriormente na ETE Central para a ETE Teles Pires. A mudança trará benefícios significativos, como a redução de odores, a melhoria da eficiência do tratamento e a adequação da capacidade operacional às demandas futuras do município.
Durante a entrevista, Éder destacou que a obra representa um avanço para a cidade e reafirmou o compromisso da concessionária com a qualidade de vida e o meio ambiente. Ele também exibiu imagens curiosas de objetos encontrados em bloqueios da rede de esgoto de Sorriso — entre eles, garrafas PET, pedaços de pneus, fraldas descartáveis e até um capacete de motocicleta.
O coordenador fez um alerta à população sobre o descarte incorreto de resíduos, lembrando que atitudes simples, como evitar jogar lixo nos ralos e vasos sanitários, são fundamentais para manter o bom funcionamento da rede e garantir um sistema de esgotamento sanitário mais eficiente e sustentável para todos.