Águas de Sorriso inaugura Estação de Tratamento de Esgoto Teles Pires e dobra cobertura de saneamento

Inauguração marca um avanço significativo no saneamento básico, com investimentos de R$ 20 milhões e capacidade de atendimento projetada para acompanhar o crescimento urbano nas próximas décadas

A Águas de Sorriso entregou oficialmente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Teles Pires, uma estrutura moderna que marca um avanço significativo no saneamento básico do município. Com capacidade inicial para tratar 90 litros de efluentes por segundo, a nova estação dobra a cobertura de esgoto em Sorriso, passando de cerca de 20% para 40%.

Projetada para acompanhar o crescimento urbano da cidade, a ETE Teles Pires recebeu um investimento de R$ 20 milhões e poderá atingir, futuramente, a capacidade total de 270 litros por segundo. Localizada em uma área estratégica, distante de zonas residenciais, a estrutura foi pensada para minimizar impactos no cotidiano dos moradores e atender às futuras demandas da população.

“A nova estação reforça nosso compromisso com a saúde pública, a sustentabilidade e o desenvolvimento de Sorriso. É um presente duradouro, que transforma a realidade de milhares de famílias”, afirma Eduardo Lana, diretor-presidente da Águas de Sorriso.

Com a ativação da nova ETE, a estação central antiga será desativada e convertida em uma elevatória de esgoto, o que deve otimizar a operação do sistema e reduzir interferências na área urbana. Para viabilizar o funcionamento da nova unidade, a concessionária também implantou o Interceptor Gonçalves — uma tubulação de grande porte, com cerca de 10 quilômetros de extensão, ligando o bairro Santa Clara à estação.

“Esse é um passo importante para garantir eficiência operacional e qualidade no tratamento de esgoto. A estrutura foi projetada pensando nas próximas décadas de crescimento de Sorriso”, destaca Lucas Alves, diretor executivo da Águas de Sorriso.

As estações de tratamento cumprem papel fundamental na remoção de impurezas e resíduos do esgoto antes que o efluente tratado seja devolvido de forma segura ao meio ambiente, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e para a prevenção de doenças. A ETE Teles Pires é mais uma demonstração do compromisso da Águas de Sorriso com o saneamento, o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

A inauguração, que contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Alei Fernandes e o vice-prefeito Acacio Ambrosini, foi celebrada como um marco no desenvolvimento sustentável da cidade.

galeria de imagens

Veja também

Psicóloga encerra série especial do Dia das Mães com reflexão sobre culpa materna

Dia das Mães: Marlene Lorenz Holzbach emociona ao compartilhar história de adoção e saudade

Maio amarelo: Nova Rota e PRF realizam 20 ações conjuntas de segurança na BR-163/364

Detran-MT realiza 3º Encontro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito de Mato Grosso

SES adere à campanha nacional de vacinação para crianças e adolescentes

Mulher fica ferida após colisão entre carro e moto na Porto Alegre com Lupicínio