Águas de Sorriso reafirma compromisso com desenvolvimento sustentável

A Águas de Sorriso esteve presente na 1ª Conferência Intermunicipal sobre o Meio Ambiente, realizada em 7 de novembro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. O evento faz parte da preparação para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá em maio de 2025 em Brasília, e reuniu cerca de 400 pessoas, entre especialistas, autoridades públicas e membros da sociedade civil, para discutir soluções frente aos desafios impostos pela emergência climática.

A participação da concessionária teve o objetivo de contribuir com o debate e ações concretas no combate às mudanças climáticas. Cida Viveiros, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Sorriso, destacou a importância da colaboração entre empresas, governos e cidadãos. “Somos parceiros do Projeto Meio Ambiente Itinerante, atendendo a comunidade de Sinop e municípios vizinhos, com foco na Educação Ambiental, com atividades em saúde, capacitação e geração de trabalho. A empresa vai além de seus compromissos contratuais, prioriza as pessoas e a qualidade de vida. Participar de conferências como esta, reforça o nosso compromisso com os tratados nacionais e internacionais de desenvolvimento sustentável. O grupo AEGEA defende o saneamento básico como um bem essencial para a humanidade”, afirma Cida Viveiros.

Marilaine Vieira, Analista de Meio Ambiente, disse que a disponibilidade hídrica, especialmente a subterrânea, tem recebido pouca atenção. “O monitoramento da reserva hídrica é essencial, já que a emergência climática impacta diretamente a água disponível para a população”, alerta Marilaine, que também enfatizou a importância da participação em eventos como a conferência, que permite o compartilhamento de soluções para os desafios locais.

O evento teve como tema central a “Emergência Climática” e foi dividido em cinco eixos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e educação ambiental. A pauta apurada com a participação dos presentes será levada à rodada de conferências estaduais, que acontecerão entre janeiro e março do próximo ano.

Durante a conferência, a Águas de Sorriso apresentou investimentos em tecnologias sustentáveis e parcerias para a preservação dos recursos hídricos. A empresa realiza ações contínuas para recuperar áreas degradadas e promover o uso consciente da água, visando minimizar os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida das comunidades atendidas.

 

Veja também

Campanha “Leve” do Lions Clube e parceiros promove coleta de resíduos eletrônicos em Sorriso

Prefeitura de Sorriso reforça ações de limpeza e manutenção em áreas públicas

Bombeiros capturam animais silvestres em Lucas do Rio Verde e Guarantã do Norte

Grande mortandade de peixes é registrada no Rio Teles Pires, além do Salto Magessi

Sema embargou área equivalente a 300 mil campos de futebol em MT

STF decide manter operação de aterros sanitários já instalados