Algodão: indicador atinge maior valor desde outubro de 2018

As cotações do algodão em pluma estão em alta, conforme indicam dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Mesmo com o avanço da colheita da safra 2019/2020, a demanda, especialmente por lotes de qualidade superior, supera a oferta, contexto que tem levado os valores da pluma a voltarem aos patamares nominais observados em meados de outubro de 2018.

Entre 11 e 18 de agosto, o indicador do algodão em pluma Cepea/Esalq, com pagamento em 8 dias, subiu 4,32%, fechando em R$ 3,0905 pela libra-peso na terça-feira, 18 – o maior valor nominal desde meados de outubro de 2018. No acumulado de agosto, a alta é de 8,25%.

Segundo pesquisadores do Cepea, vendedores estão firmes nos valores pedidos, atentos ao dólar elevado frente ao Real e ao cumprimento de contratos a termo. Como o beneficiamento ainda é lento, a oferta no spot nacional é baixa e os fechamentos envolvem lotes com pequenas quantidades. Do lado da demanda, a reação das atividades ao longo da cadeia têxtil tem aumentado o interesse de compradores por novos lotes da pluma.

Veja também

Fadiga dos pilotos pode ter contribuído para queda de avião da Voepass em 2024, aponta MTE

Desemprego recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação