Alta nos preços do etanol assusta consumidores e postos

Mesmo com a chegada da safra, o preço do etanol continua a subir nas usinas e surpreende não apenas os consumidores de combustíveis 

O preço do etanol em Mato Grosso oscilou para mais em nove semanas consecutivas, resultando em aumento de 22,3%. Estas alterações compreendem o período de 25 de fevereiro até o momento. “Ou seja, em apenas dois meses, a majoração nas usinas alcança R$ 0,82”, calcula Nelson Soares, diretor-executivo do Sindipetróleo, sindicato que representa os postos.

Os revendedores afirmam que os reajustes realizados pelos produtores de etanol estão sendo repassados pelas distribuidoras. “Estamos falando de reajustes todas as semanas, nas usinas e distribuidoras. O que justifica esse reajuste? A revenda não sabe. Como revendedor, a gente perde a referência, pois, o custo de tudo subiu, mas no posto não conseguimos transferir todos os repasses para bomba”, pontua Mauro Ivoglo, que possui posto em São José dos Quatro Marcos. Ivoglo ainda adiciona ao custo de aquisição do produto mais R$ 0,12 de frete.

Na dinâmica do mercado os preços são livres, mas com vários custos nas alturas e o motorista freando o consumo, isso não ocorre de fato. Para Ivoglo, na prática, os postos não se utilizam dessa liberdade para cobrir todos os seus custos ou mesmo repassar todos os reajustes.

Confira os preços nas usinas AQUI. 

Veja também

Corpos de motoristas de aplicativo são encontrado e três pessoas presas

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Estuprador é detido e agredido por populares após atacar mãe da ex-patroa

Colisão entre duas ambulâncias da Saúde deixa três pessoas feridas

Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável contra o neto da companheira