O Cemeis Doce Infância faz parte do programa União Faz a Vida, desenvolvido pela Sicredi em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e, de acordo com a professora Lilian, o projeto surgiu a partir dos campos exploratórios, em que os professores precisavam abordar temas que gerassem maior interação entre as crianças.

“Dentro do projeto “Meu bichinho curioso” trabalhamos com a música do Pintinho Amarelinho e trouxemos um pintinho para a escola para que as crianças tivessem contanto. Depois surgiu a idéia da chocadeira artesanal, para que pudessem acompanhar o processo de desenvolvimento do ovo até o nascimento do pintinho. Em uma caixa de papelão colocamos 10 ovos para chocar e agora em dois deles já é possível ver o embrião através da luz”, explica.

“Quebramos ovos para eles conhecerem o ovo cru e depois cozinhamos os ovos e eles comeram. As crianças estão observando todo o processo, bem como as atividades voltadas para o tema”, diz a professora Fátima.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, os professores da rede municipal desenvolvem diversos projetos nas unidades escolares que visam o desenvolvimento da coordenação motora e das habilidades necessárias para a alfabetização das crianças. “É muito bonito ver o encantamento que a professora está trazendo a essas crianças de 1 e 2 aninhos. É um trabalho que com certeza fará muita diferença no aprendizado delas, pois desenvolve habilidades na fala e aguça a curiosidade”, frisa a gestora.