Antiga delegacia de Polícia em Sorriso não tem condições de reforma, aponta parecer técnico

A estrutura localizada na Rua Turmalinas, 2336, que abrigou, até maio do ano passado, a Delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC) de Sorriso, foi oficialmente considerada sem condições para reformas, adaptação ou revitalização, de acordo com parecer técnico emitido pela Secretaria da Cidade (Semcid).

O parecer técnico, formalizado pelo ofício Semcid 225/2024 nesta segunda-feira (05/02), destaca que vários elementos comprometem a estrutura, incluindo o telhado, instalações elétricas e hidráulicas que demandariam uma reconstrução completa. Além disso, a alvenaria apresenta rachaduras e trincas que comprometem a estabilidade do prédio. A arquitetura do local, inicialmente voltada para as necessidades do sistema prisional, também não se adequa à possível revitalização.

Anteriormente, havia sido cogitada a reforma do local para transformá-lo em um polo cultural. Contudo, diante da situação avaliada, foi concluído que não há condições para que o prédio assuma tal finalidade. O prefeito Ari Lafin afirmou que, apesar disso, o plano é entregar todo o planejamento necessário para que, dentro do programa “Sorriso + 10”, nos próximos 10 anos, seja construída no local uma estrutura adequada para abrigar oficinas culturais.

O prefeito destacou a importância de construir uma cultura de paz e combate à violência por meio de ações de educação, cultura, esporte e cuidado com as pessoas. Ele ressaltou que a mudança da PJC para um novo local, com condições adequadas, visa garantir um atendimento digno às pessoas em momentos difíceis, marcados por violência.

A partir de agora, está previsto o planejamento para a demolição da estrutura, bem como a destinação adequada dos resíduos da edificação. Essa tarefa será executada pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, conforme anunciado pelas autoridades municipais.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal