ANTT assina contrato que autoriza a construção de duas linhas ferroviárias em MT

A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra) assinaram um contrato nesta quarta-feira (26) que autoriza a construção de duas linhas ferroviárias em Mato Grosso. Ao todo, serão mais de 500 km de ferrovia que servirão para o transporte de granéis agrícolas, produtos industrializados, granéis líquidos e fertilizantes.

As obras foram autorizadas para que a empresa Rumo S.A. realize todas as etapas de construção das linhas ferroviárias. A primeira linha vai operar no trecho entre os municípios de Santa Rita do Trivelato e Sinop.

A segunda linha será para 498 km entre Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira. Essa linha também vai transportar granéis agrícolas, produtos industrializados, granéis líquidos e fertilizantes.

A estimativa é de R$ 11,3 bilhões em investimentos.

A partir das autorizações, caberá a empresa conduzir as tratativas para tirar o projeto do papel, assumindo todos os riscos do negócio.

Segundo a ANTT, a empresa ficará responsável pelas obrigações de obtenção dos licenciamentos junto aos órgãos, o desenvolvimento dos projetos e de viabilidade socioambiental, a busca de financiamento e a definição das etapas da obra.

Outras autorizações

Foram autorizadas outras três linhas ferroviárias em uma cerimônia realizada em Brasília. A ANTT disse que a medida visa ampliar o escoamento de produtos aos portos, por meio da ampliação da malha ferroviária.

Ao todo serão 1.040,7 km de linhas férreas nos estados da Bahia, Góias e Mato Grosso.

Na Bahia, foram permitidas a construção de duas ferrovias que vão ligar os municípios de Corretina (BA) a Arrojolândia e São Desidério (BA) a Riachão das Neves (BA). A empresa responsável calcula o investimento de quase R$ 5 bilhões. As novas linhas terão conexão com os trechos I e II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

A construção nessas regiões é para o escoamento da carga ao porto de Ilhéus.

Em Goiás, foi autorizado a construção de linhas férreas entre Corumbá de Goiás (GO) e Anápolis (GO). Serão transportados grãos, rochas ornamentais, minerais e carga em geral do tipo contêiner.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal