A Agência Nacional de Transportes Terrestres confirmou que a concessionária Via Brasil, que administra o trecho de mais mil km a partir do Camping Clube em Sinop até os portos em Miritituba (PA) iniciou as operação devendo prestar serviços aos usuários com assistência, atendimento médico de emergência, socorro mecânico, combate a incêndios e apreensão de animais, sistema de informações aos usuários e sistema de reclamações e sugestões. O socorro na pista poderá ser solicitado por meio de telefone 0800 5000 163 e por aplicativo para smartphone.
A empresa deve operar com 5 ambulâncias, 23 viaturas de inspeção, 4 guinchos leves, 4 guinchos pesados e 4 caminhões de combate a incêndio.
A concessionária implantou quatro bases de atendimento aos usuários, em pontos estratégicos. A primeira, sentido Norte, fica na área que pertence ao município de Claudia (a poucos kilômetros de Sinop), a segunda próximo a divisa de Mato Grosso com Pará, a terceira em Novo Progresso e a quarta em Itaituba (PA) onde há área para descanso, estacionamento, sanitários, fraldário e acesso a água.
O Centro de Controle Operacional monitora a rodovia 24h e gerencia todos os recursos em pista, direcionando os atendimentos. A ANTT informou que, ano que vem, a concessionária deverá instalar painéis eletrônicos de mensagens, a partir do próximo ano, farão parte do suporte operacional ao longo do trecho concedido, repassando informações úteis e instruções aos condutores, como condições climáticas e eventuais interdições pelo caminho.
A agência informou que vem acompanhando de perto a execução contratual e todos os itens previstos no PER (Programa de Exploração da Rodovia).
A data de cobrança de pedágio ainda será anunciada.