Após cerimônia virtual, IFMT tem novo reitor e diretor do Campus Sorriso é reconduzido à função para os próximos 4 anos

Na noite de ontem (19/04), durante solenidade transmitida ao vivo pelo canal IFMT TV no YouTube,  na qual houve a transmissão do cargo de reitor do IFMT do prof. Willian Silva de Paula ao novo reitor, prof. Julio César dos Santos , o diretor geral IFMT Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz, tomou posse para mais um mandato de 4 anos frente à unidade sorrisense da instituição de ensino federal. Na mesma cerimônia, outros 18 diretores e diretoras assumiram suas posições na chefia das diferentes unidades do IFMT, assim como houve a nomeação da nova equipe gestora da reitoria do Instituto Federal.

Eleito pela comunidade acadêmica em 2016 para um mandato que começou em 2017, e que agora se renova até 2025, o diretor geral do Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz visualiza que há muitos desafios para os gestores das instituições federais de ensino nos próximos 4 anos. Segundo ele, “estamos atravessando um dos períodos mais difíceis da história dos Institutos Federais, inicialmente não por razões internas, mas por influências externas relacionadas sobretudo às crises econômica e política (e agora também sanitária) pelas quais passa o nosso país”. Ele acrescenta que “há também problemas internos que dificultam e até limitam o processo de desenvolvimento, aumentam a vulnerabilidade e aprofundam a crise institucional”.

Conduzindo a gestão do campus em meio a esse cenário, o gestor vislumbra “dois caminhos possíveis e que podem ser trilhados concomitantemente: o da resistência aos ataques daqueles que duvidam da capacidade dos IFs […] e, por outro lado, o caminho da ação política afirmativa e objetiva, da potencialização das forças internas, do aperfeiçoamento da gestão dos recursos e das pessoas, do planejamento estratégico, da valorização dos servidores, da consolidação das parcerias locais, nacionais e internacionais, entre outras tantas ações cuja força é capaz de nos libertar das amarras internas e até externas que obstaculizam o desenvolvimento pleno dos potenciais emancipatórios presentes na realidade institucional”.

Com mais de 20 mil estudantes matriculados, o IFMT é uma das principais instituições de ensino públicas de Mato Grosso. Na última divulgação oficial dos resultados do Enem por escola, por exemplo, feita em 2016 pelo instituto que organiza o Exame (sobre os resultados do Enem 2015), todas as 11 unidades do instituto que participaram da prova ocuparam as 11 primeiras colocações entre as 241 escolas públicas mato-grossenses avaliadas. Nessa avaliação, o IFMT Campus Sorriso ocupava a segunda posição entre as escolas públicas de Mato Grosso.

Veja também

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Seduc divulga segunda chamada de estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal