Após quatro semanas de baixa, notificações de casos positivos voltam a subir em Sorriso

Após quatro semanas com registros de queda na curva de contágio da Covid-19, hoje (06) Sorriso voltou a registrar um aumento de 17,67% no número de pessoas com o vírus ativo no organismo. Os dados constam da 18ª Semana Epidemiológica de acompanhamento de 2021. Entre os dias 30 de abril até esta quinta-feira, 181 sorrisenses testaram positivo. São 32 casos a mais do que o registrado na semana anterior, quando 149 casos haviam sido notificados.

“Sempre alertamos que a situação poderia mudar se houvessem descuidos. Toda vez que divulgamos um dado, nossa preocupação está em manter a população alerta e consciente de que a baixa ou aumento no número de casos ativos é uma consequência direta do nosso comportamento”, frisa o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.

Conforme o secretário, é necessário que todos tenham clareza de que o vírus continua ativo. Inclusive causando novas mortes, como ocorreu ontem (05). “Pedimos apoio de toda a população porque saber que há mais uma família chorando por alguém é devastador para quem está lutando diariamente contra esse inimigo”, destaca.

Segundo ele, “é essencial que continuemos com as medidas preventivas. O uso da máscara, a higienização constante das mãos e o distanciamento social ainda são as melhores medidas de segurança e de enfrentamento ao vírus”, frisa Marchioro. “Desde o início estamos pedindo para quem testou positivo e está bem que fique em casa. Também lembramos que familiares que convivem com pessoas positivas também devem observar a quarentena para evitar que transportem o vírus para outros locais”, alerta.

Confira os dados semana a semana

Na 1ª semana epidemiológica de 2021, foram contabilizados 373 casos ativos; na 2ª 392. Na 3ª ocorreram 379 casos. A partir de então, os registros apontam uma queda, na 4ª semana foram 345 casos; na 5ª 321; na 6ª 267; na 7ª 258, na 8ª 191. E, na sequência, entrando na 9ª semana há um aumento de 122 novos positivos, chegando a 313 pessoas com o vírus ativo no organismo; na 10ª Semana foram 401 novos infectados; chegando a 456 na 11ª Semana, maior número registrado neste ano. Na 12ª Semana, foram 320 notificações, subindo para 353 ocorrências na 13ª; com 341 na 14ª SE; 237 novos casos na 15ª; na 16ª SE a tendência de queda foi mantida com 161 novos registros; caindo para 149 notificações no ciclo passado, e, infelizmente voltando a subir hoje, data de fechamento da 18ª Semana Epidemiológica.

 Onde procurar ajuda

E a recomendação para quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado à Covid-19 é procurar atendimento imediato. Tanto o HC quanto a UPA ficam abertos 24 horas. Além disso, o PSF Novos Campos, localizado na Zona Leste, também está atendendo com horário estendido no período noturno das 18 horas até às seis da manhã do dia seguinte de segunda a sexta-feira e das 7 às 19 horas aos sábados e domingos. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário lembra ainda que qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde