Aprosoja MT lança campanha de prevenção e combate a incêndio em área rural

Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) lançou nesta quarta-feira (19.05), em Primavera do Leste, a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios em Área Rural 2021. A apresentação foi realizada na sede da prefeitura municipal e contou com as presenças do presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, representantes do Sindicato Rural, vereadores, Corpo de Bombeiros Militar, secretários municipais e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Além da campanha de publicidade e comunicação, que prevê vídeos, cartilhas, folders, publicações em redes sociais e ações voltadas à sociedade e ao produtor rural, a entidade apresentou um Projeto de Lei que visa garantir a agilidade e facilidade no combate a incêndios, com a utilização de aeronaves agrícolas.

Conforme lembrou o presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, Mato Grosso tem a maior frota aérea do país e Primavera do Leste a maior do Estado, por isso o projeto piloto deve ser iniciado no município. Conforme prevê a propositura, indicada pela entidade, as aeronaves irão realizar o combate e minimizar o fogo para ações das equipes terrestres.

“Um combate aéreo no princípio do incêndio ajuda muito e sabemos da importância dessa iniciativa. As queimadas não prejudicam só o produtor, e sim toda a sociedade, especialmente à saúde das nossas crianças e idosos que lotam as UPA’s, postos de saúde e hospitais nesta época do ano”, pontuou Cadore.

Representando os produtores rurais, presidente do sindicato, Marcos Bravin, lembrou que os agricultores já realizam um alto investimento no combate às chamas durante a colheita do milho, mas necessita de mais parceiros. “Todo produtor tem um caminhão pipa na fazenda e uma equipe, com custo muito alto para combater o incêndio desde o início. Mesmo com todo aparato e preparação é dificultoso, por isso esse projeto vem ao encontro com nosso anseio”, pontuou.

Com elogios a toda campanha, o prefeito municipal enfatizou apoio a iniciativa da Aprosoja. “Nós apoiamos o projeto, vamos construir juntos essa seara técnica e iniciarmos com a Câmara Municipal. A campanha publicitária está excelente e agora precisamos agir e criar esse modelo de negócio que dê certo, com relação às aeronaves agrícolas”, afirmou Leonardo Bortolin.

Capitão BM Allan Victor, elogiou a iniciativa e disponibilizou o Corpo de Bombeiros Militar também para formação de brigadas. “Nos propomos também a fazer o treinamento da brigada rural, mas também é preciso conscientizar a população urbana, que é a que mais demanda as chamadas para apagar incêndios”, frisou.

Veja também

Sorriso se prepara para receber o circuito Aprosoja com palestra de Richard Rasmussen

Governo de MT constrói 3 pontes sobre o Rio Teles Pires e abrirá novas rotas de trânsito

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Zâmbia autoriza importação de milho brasileiro para aliviar crise alimentar

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria