Aprosoja se manifesta contra proposta de taxação de milho exportado

Nesta quinta-feira (27), em nota, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), se manifestou contra o projeto de lei 2814/21, que pretende estabelecer um imposto de 15% sobre a exportação de milho até 31 de dezembro de 2022.

A autora da proposta, a deputada federal Soraya Manato (PSL), argumenta que a alta no preço do milho nos últimos anos tem levado muitos produtores a preferir o mercado externo, prejudicando o abastecimento nacional.

Em nota, a entidade diz que a parlamentar, que é da base do presidente Jair Bolsonaro (PL), “não leva em consideração a elevação dos custos de produção, principalmente dos fertilizantes e defensivos agrícolas, fato este que tem reduzido a rentabilidade dos produtores”.

Segundo a Aprosoja, “a proposta também desconsidera as perdas em razão da seca severa que atingiu o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo, trazendo prejuízos enormes aos produtores e ao país”.

Contra impostos

Na mesma nota, a Aprosoja diz ser “contrária a taxação de qualquer produto primário, especialmente de milho e de soja”.

No texto, a entidade recomendou que os deputados das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania rejeitem a proposta.

“Ao invés de tributar os produtores, se debrucem sobre soluções para minimizar os prejuízos causados pela seca nas lavouras”, cobrou a entidade.

Veja também

INSS regulamenta telemedicina para perícia médica; veja como será o atendimento

Governo avalia uso do FGTS para quitar dívidas

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Enem começa no dia 13

Proposta de subsídio ao diesel importado tem adesão de 25 estados

Violência: pedido de audiência de retratação deve partir só da mulher

Artigo: Entre o parágrafo e o abismo