Artista, poeta e escritora fará palestra durante Fórum Mulheres do Campo, nesta quarta 25/11

A artista, poeta, escritora, pesquisadora e educadora Vilma Machado estará participando no dia 25/11 do Fórum Mulheres do Campo, promovido pelo Clube Amigos da Terra – Cat Sorriso. Nesta edição, o evento será online e contará com diversas mulheres com diferentes histórias, mas com um ponto em comum: o sucesso.   

Não é a primeira vez que Vilma participa do Fórum Mulheres do Campo, em 2013 e 2014 a artista e educadora realizou várias palestras e workshops para mulheres e conheceu “A Carta da Terra” do médio Norte de Mato Grosso elaborada e apresentada no I Fórum por outras 120 mulheres que fazem parte da Agricultura Familiar dos assentamentos em conjunto com produtoras rurais.

As ações desenvolvidas pelo CAT buscam valorizar e incentivar a participação das mulheres dentro e fora das propriedades rurais. Desde 2010 o projeto Mulheres do Campo tem como desafio promover a mulher como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável em suas propriedades.  O objetivo do CAT é buscar a valorização da força feminina perante a sociedade, através de ações que elas mesmas possam desenvolver, promovendo a imagem do produtor rural, que está consciente de suas responsabilidades e se preocupa com o futuro do planeta. Pra isso o grupo de mulheres desenvolveu a Carta da Terra da Mulheres do Médio Norte d e Mato Grosso: Um Pacto pela Sustentabilidade. A carta chama a atenção das autoridades locais para o empoderamento da mulher e a participação do sexo feminino nos assuntos relacionados a sustentabilidade. 

Passados todos esses anos, pretende-se promover agora um resgate histórico daquele momento da construção da Carta da Terra e fazer alguns questionamentos: “Essa carta é única e tem um valor muito interessante a ser explorado.  Hoje podemos questionar o que foi feito de lá pra cá? O que ainda não foi feito que devemos fazer? Qual a projeção para o futuro, para daqui a 5, 10 anos?”, pontua Vilma. 
Segundo Vilma, é preciso ter comprometimento para ir além, para que as ações aconteçam efetivamente. “Queremos instigar as mulheres a resgatar aquela primeira participação mas olhar para frente. Muita coisa já aconteceu desde aquele primeiro encontro. Precisamos fazer uma projeção para o futuro.de forma dinâmica e participativa”. 

“Sentimentos e Interpretações”

Vilma Machado também vai lançar seu livro “Sentimentos e Interpretações”, da editora Ideograf, que surgiu em meio à pandemia quando as limitações e incertezas aumentavam em todo o mundo. A obra vem ao encontro desses conceitos de superação, interação, relação e comprometimento, pois a intenção da escritora com este livro é compartilhar suas superações e instigar o leitor a observar seus sentimentos e de suas próprias interpretações. “É preciso cuidar de si mesmo e buscar caminhos para se manter bem”. 
Vilma Machado estende o convite a todas as mulheres para que participem do Fórum: “Convido vocês mulheres a participarem do Fórum On-line Mulheres do Campo e para aquelas que tive o prazer de conhecer quando da participação no III Fórum de Mulheres do Campo, como também nas palestras e workshops que realizamos em Sorriso no ano de 2013 e 2014 eu mando este recado especial de que adoraria ver todas participando desse grande evento”. 

Atualmente o Cat desenvolve o Projeto “Cultivando Vida Sustentável” e conta com a parceria da Idh – Iniciativa Para o Comércio Sustentável.

O Fórum é uma realização do Cat Sorriso e da Idh – Iniciativa para o Comércio Sustentável e tem apoio do Sindicato Rural, da Acrismat, da Prefeitura de Sorriso, da Associação Senhoras de Rotarianos, da Rede Mulher e tem como parceiro a Associação Produtiva Mulheres do Assentamento Jonas Pinheiro.

Paralelamente ao Fórum, acontecerá a feira virtual com produtos cadastrados expostos. 
Para saber mais informações acesse o site: www.catsorriso.com.br, ou ligue: 3544-3379. O Cat Sorriso funciona em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso, na Avenida Marginal Esquerda, 1415.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil