E a comemoração de Leila não é para menos. Com um investimento de R$ 14.175.712,38, a Escola Municipal Gente Sabida que hoje atende 427 alunos, poderá ofertar educação para até 1,2 mil estudantes. Para isso, nesta sexta-feira (22) foi assinada a ordem de serviço para tornar esse sonho realidade.

O novo prédio deve contar com 4.645,15 m² de área construída, que serão preenchidos por 23 salas de aula, sala de reforço, espaço para atendimento educacional especializado (AEE), laboratório de ciências, laboratório de informática, laboratório de robótica, sala articulada, biblioteca, banheiros (masculino, feminino, para professores, para funcionários, para pessoas com deficiência), copa, auditório, secretaria, diretoria, coordenadoria, sala para orientações, arquivo, sala de Tecnologia da Informação (TI), almoxarifado e saguão. Além da escola, a área também deve contar com uma arena poliesportiva de 715,15m² garantindo o local adequado para a prática das atividades esportivas da garotada. O terreno da nova unidade conta com uma área total de 6.604,02 m². É bastante espaço para aprender de forma saudável.

Mas além da Leila, da comunidade escolar e das famílias que moram no entorno do Flor do Cerrado, quem também comemorou muito foi a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler. “Sorriso tem crescido muito, em larga escala e isso também implica na educação, estamos a todo tempo precisando ampliar nossas escolas e construir novos espaços. Isso implica trabalho, mas também nos deixa muito felizes”, frisa Lúcia.

Para o prefeito, Ari Lafin, é mais do que justa edificação de uma nova escola. “Nossa equipe técnica analisou e pontuou que o espaço precisa de ampliações, diante disso, passamos a trabalhar para a construção de um novo prédio; nossas crianças e adolescentes merecem um lugar agradável para aprender e nossos professores precisam de um ambiente que motive o ensinar”, destaca.

A responsável pela execução da obra é a empresa HFC Construtora e Engenharia Ltda que ganhou o processo licitatório de concorrência pública n.º 005/2022 e tem 450 dias para a construção. Já a elaboração do projeto ficou a cargo da equipe técnica da Secretaria de Cidade.

Investimentos em Educação

Com a presença de professores e gestores escolares, Ari destacou o Plano de Investimentos da Administração para a Educação entre 2021 e 2024. Segundo ele, nos próximos três anos devem sair do papel sete novos empreendimentos, entre escolas e Cemeis, além de reforma e ampliação de várias unidades. “Daqui até 2024, deveremos investir em torno de R$ 110 milhões em educação”, frisou.