A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), aderiu à campanha e está desenvolvendo ações no sentido de mobilizar a sociedade na prevenção e na eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres.

Nesta terça-feira (24) mulheres do Distrito de Boa Esperança participarão de uma palestra promovida pela Semas e que será ministrada pelas integrantes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) – a psicóloga, Andrea Jascowski e a assistente social, Marcia Milesi. Dentro da temática serão abordadas as diferentes formas de violência e como procurar ajuda em casos de violação de direitos; além de apresentação da rede de apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que vai desde o atendimento pelo CREAS, até o acolhimento na Casa Abrigo da Mulher.

No CREAS, uma equipe psicossocial atende as mulheres, realizando a escuta qualificada, dando orientações e, caso seja necessário, o encaminhamento para a rede de proteção à mulher, para o serviço de psicoterapia voltada exclusivamente a este público. Por meio da Assistência Social as mulheres podem participar de grupos de acolhida e são acompanhadas, juntamente com sua família, fortalecendo a função protetiva e de reconstrução dos vínculos familiares.

“Além da campanha, durante todo o ano ofertamos apoio e suporte necessário para que as mulheres que passaram por uma situação de violência tenham o acolhimento necessário. Neste mês, especificamente, focamos no debate e conscientização desse tema, reforçando a importância não só do combate, mas também da denúncia dos agressores”, afirma a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Formas de denunciar 

Os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados, de maneira sigilosa, pelo 180. A mulher que estiver sendo vítima de agressões também pode, e deve, pedir socorro pelo 190, para que seja imediatamente atendida pela Polícia Militar. Já na delegacia de Polícia Civil está instalado o Núcleo da Mulher, voltado para o atendimento de vítimas de violência doméstica ou sexual.

Rede Unificada

Infelizmente, além da violência contra mulheres, cresce a cada dia o número de denúncias de casos de violações aos direitos de crianças e adolescentes, sejam por agressões físicas, psicológicas ou sexuais; além dos casos de violência contra idosos.

A Secretaria de Assistência Social oferece atendimento especializado a todos esses públicos. Mas, para atender a demanda de maneira mais eficaz e humanizada, está buscando a criação de uma rede de atendimento unificado, que contará com a participação dos poderes Legislativo e Judiciário. “Uma rede de proteção única permitirá atendimento às vítimas de violência, em suas diversas formas, com estruturas que contribuam para o encaminhamento adequado e atendimento individualizado, promovendo ainda maior agilidade na resolução dos casos”, afirma a gestora.