Associação de Disk Entulhos e catadores fazem manifesto contra fechamento do lixão em Sorriso

O manifesto teve início logo no começo da manhã em frente à Prefeitura Municipal de Sorriso. Os manifestantes levaram caminhões para a frente do paço municipal, visando chamar a atenção da população para o fechamento do lixão, marcado para 22 de dezembro.

O presidente da associação dos disk entulho – ADS, Valmir, disse que vão permanecer no local até que consigam uma resposta do prefeito. “Estamos aqui hoje em um protesto pacífico. Queremos uma resposta do nosso prefeito. Queremos um lixão municipal que é direito nosso para continuarmos trabalhando, para os catadores continuarem ganhando seu pão de cada dia. Se não tivermos resposta vamos ficar aqui hoje o dia inteiro. Queremos resposta com urgência. Porque vocês querem fechar para nós, disk entulho, mas vocês vão continuar jogando”, disse.

Ele disse que entre 300 a 400 pessoas serão prejudicadas diretamente. “Cada caminhão tem um motorista e uma família e toda a população vai ser lesada, porque vai custar mais que o dobro. Dizem que construtor ganha bem, mas e aqueles que estão construindo sua casinha?”, questionou.

A apoiadora dos catadores, que se identificou como Nice, também falou no manifesto, ressaltando que a categoria vive um momento  delicado. “Sabemos que desde 2013 o prefeito está sendo pressionado pelo Ministério Público para abrir um novo espaço, mas não fez isso e agora no final de ano, para beneficiar duas empresas, quer massacrar 98% das pessoas. E principalmente o grupo dos catadores, do disk entulho e dos caçambeiros. Cada um deles tem uma família para sustentar. O que queremos é que o prefeito construa um novo aterro. Ele vai terceirizar e essa empresa vai cobrar a bel prazer para levar nosso lixo. Para que servem nossos impostos então? Nós elegemos o prefeito e não secretários e é ele que tem que vir para a sociedade” disse.

A  assessoria de imprensa da prefeitura informou que logo mais às 09h o prefeito Ari Lafin falará em entrevista coletiva sobre o assunto.

galeria de imagens

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso