Atlas da violência aponta Sorriso como a 7ª cidade mais violenta do Brasil

O município de Sorriso foi classificado como a 7ª cidade mais violenta do Brasil, considerando as taxas de homicídios em municípios com mais de 100 mil habitantes. Os dados são referentes aos registros de 2022 e foram publicados no Atlas da Violência 2024, estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta terça-feira (18).

Com uma população de 110.635 habitantes, Sorriso registrou 77 homicídios por cada 100 mil habitantes, sendo a única cidade mato-grossense na lista das 10 mais violentas. A situação é preocupante em todo o estado de Mato Grosso, que teve um aumento de 18% na taxa de violência, o maior crescimento registrado no Brasil, segundo o Atlas da Violência 2024. Outras cidades da região, como Aripuanã e Colniza, também apresentaram altos índices de homicídios.

Em comparação com o estudo anterior, Sorriso subiu para a 7ª posição no ranking geral, com uma taxa de homicídios estimada de 70,5 por 100 mil habitantes. Em 2023, a cidade ficou em 6º lugar entre as 50 cidades mais violentas do país, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Confira a lista das 10 cidades com maiores taxas de homicídios estimados por 100 mil habitantes:

Santo Antônio de Jesus (BA) – 94,1
Jequié (BA) – 91,9
Simões Filho (BA) – 81,2
Camaçari (BA) – 76,6
Juazeiro (BA) – 72,3
Altamira (PA) – 71,3
Sorriso (MT) – 70,5
Cabo de Santo Agostinho (PE) – 66,9
Salvador (BA) – 66,4
Feira de Santana (BA) – 66,0

O Atlas da Violência utiliza uma metodologia que considera o número de homicídios registrados e homicídios ocultos, incluindo mortes violentas não assinaladas oficialmente como homicídio, mas com alta probabilidade de serem classificadas dessa forma.

Veja também

CTG Recordando os Pagos celebra Semana Farroupilha com programação especial em Sorriso

Atello Incorporadora apresenta Projeto Audaz em Sorriso

Jovem cadeirante compartilha história no Setembro Verde em Sorriso

Três suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar após roubo em Juara

Três homens são presos em flagrante por estupro de vulnerável; vítima tem 5 anos

Polícia Civil prende autor de latrocínio de idoso em Lucas do Rio Verde