Audiências públicas vão debater situação de Hospitais Regionais em Sorriso e mais três cidades

Nesta semana, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso promoverá uma série de audiências públicas em quatro municípios do estado para discutir a situação da assistência hospitalar e dos hospitais regionais. As cidades de Sorriso, Sinop, Colíder e Alta Floresta serão palco desses importantes debates que visam abordar as questões críticas enfrentadas pelas unidades de saúde da região.

As audiências acontecerão nas Câmaras Municipais e contarão com a presença de diversos representantes, incluindo profissionais de saúde, gestores, autoridades locais, vereadores e a população em geral. A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma), Carmem Machado, e a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Lígia Cristiane Arfeli, apresentarão relatórios detalhados sobre a situação dos servidores e profissionais de enfermagem que atuam nos hospitais.

Esses relatórios são cruciais para entender as condições de trabalho e as necessidades desses profissionais que desempenham um papel fundamental no sistema de saúde. A Comissão de Saúde já realizou vistorias nos quatro hospitais regionais desses municípios por meio de uma equipe técnica especializada. Os resultados e observações dessas vistorias serão apresentados pelo engenheiro civil Victor Hugo Martins Bernardes durante as audiências. Essa apresentação trará insights sobre a situação das estruturas hospitalares e as eventuais necessidades de melhorias.

O presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), destacou a importância dessas audiências e a necessidade de abordar os desafios enfrentados pela rede de saúde do estado. O deputado é um médico sanitarista e enfatizou que o Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso precisa ser descentralizado e regionalizado para garantir um acesso mais eficaz e equitativo aos serviços de saúde.

Os hospitais regionais desempenham um papel vital na estruturação da rede de atendimento, especialmente em um estado de dimensões continentais como Mato Grosso, onde a densidade populacional é relativamente baixa. Esses hospitais são essenciais para garantir que as pessoas possam ser atendidas em suas proximidades, evitando a necessidade de longas viagens para receber tratamento médico adequado.

Durante as audiências públicas, as demandas locais serão ouvidas, os desafios de acesso à rede hospitalar e ambulatorial serão discutidos, e serão buscadas soluções em conjunto com a população para melhorar os serviços da rede hospitalar e ambulatorial. O foco será na descentralização dos serviços de saúde e na estruturação da rede de atenção à saúde de forma regionalizada.

As audiências públicas estão marcadas para os dias 17 e 18 de agosto, com horários específicos para cada município. Os eventos serão transmitidos ao vivo pelo canal www.youtube.com/LudioMT e pelas redes sociais de cada Câmara Municipal.

Sobre o tema, o programa A Voz do Povo ouviu nesta quarta-feira a vereadora Jane Delalíbera.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade