O calendário escolar de 2022 já está disponível e pode ser acessado no site da Prefeitura https://site.sorriso.mt.gov.br/. O próximo ano letivo iniciará em 1º de fevereiro e o calendário prevê 203 dias. A portaria determina que o recesso escolar do meio do ano será do dia 11 a 22 de julho. Já o término do ano letivo será em 14 de dezembro de 2022.

Hoje (17) inicia o período de férias para os servidores efetivos, que retornam no dia 19 de janeiro. Nos dias 24 a 28 de janeiro haverá a semana pedagógica, momento de planejamento das atividades para o próximo ano letivo.

O prazo para rematrículas das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) aconteceram nos dias 29, 30/11 e 01/12. Porém, os pais tiveram o prazo estendido até o último dia de aula (14/12) para realizarem a rematrícula dos filhos. Já as matrículas novas foram realizadas nos dias 07 e 08/12.

Retrospectiva

Em meio a pandemia, em 2021, a volta às aulas de maneira presencial aconteceu no dia 08 de fevereiro. A retomada das atividades presenciais seguiu o protocolo elaborado pela Semec e aconteceu de maneira híbrida, gradativa e escalonada. No dia 25 de março, após determinação do decreto estadual 874, que atualizou as medidas restritivas para frear a contaminação da Covid-19 no Estado, as aulas foram suspensas por dez dias, retornando no dia 07 de abril. A retomada aconteceu de forma escalonada.

Após o recesso escolar do meio do ano, as atividades foram retomadas no dia 02 de agosto de forma presencial, com exceção àqueles alunos em que os pais apresentaram laudo médico solicitando que permanecessem com ensino remoto. Desde então, as aulas seguiram presenciais durante o restante do ano letivo, seguindo rigorosamente os planos de contingenciamento.

“Encerramos mais um ciclo com a sensação do dever cumprido, mesmo diante de tantas adversidades. Foi um ano atípico, onde precisamos nos reinventar a todo o momento para conseguirmos garantir que nossos alunos pudessem estudar. Agora, será um período de descanso merecido para renovarmos as forças e voltarmos motivados em 2022, esperançosos por dias melhores”, avalia a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

Hoje a rede pública de Sorriso oferta o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais em 22 escolas da rede, sendo que em duas delas há a oferta do Ensino Integral e em 15 Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS. Nas unidades escolares municipais estudam cerca 16 mil alunos desde a educação infantil ao ensino fundamental.