Aulas presenciais somente retornarão se houver condições sanitárias declaradas pelas autoridades de saúde

As aulas presenciais na rede estadual de ensino somente retornarão a partir do momento em que as autoridades estaduais de saúde declararem haver condições sanitárias. A decisão consta no Plano Pedagógico Estratégico de volta às aulas formulado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e aprovado pelo Governo do Estado.

O decreto Nº 662, de 06 de outubro de 2020, que aprova o plano, foi publicado na quarta-feira (07.10) no Diário Oficial do Estado.

O Plano Estratégico de Volta às Aulas está sendo implementado em duas etapas. A primeira já iniciou em 3 de agosto, com atividades não presenciais. A segunda etapa prevê aulas presenciais somente a partir do momento que houver condições sanitárias.

Conforme o decreto, todas as ações devem observar rigorosamente as orientações das autoridades de saúde para redução dos riscos de contágio em face da pandemia de Covid-19, devendo a Seduc emitir, de forma conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde, protocolos específicos para atividades escolares.

Conforme a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, as duas secretarias já construíram uma nota técnica, em conjunto, com os protocolos de segurança. O documento já foi encaminhado às unidades escolares, assessorias pedagógicas e Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros).

“A nota técnica trata de todas as etapas do retorno presencial, como, por exemplo, como será o recebimento do estudante na escola, como será o fluxo dentro da escola, a necessidade do distanciamento, o uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual, rotinas de limpeza, entre outras ações que são importantes para garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação”, explica a secretária.

A partir desse protocolo, a Seduc montará uma cartilha para instruir as unidades escolares a se prepararem para o momento de retorno.

Outra ação da Seduc, que está em andamento, é a realização de uma pesquisa com os pais de alunos da rede estadual de ensino para saber a opinião deles sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais. A pesquisa, que termina nesta sexta-feira (09.10), é realizada online e está disponível no site da Seduc. Os dados vão orientar a Seduc na tomada de decisão quanto ao eventual retorno das aulas presenciais.

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo