Mato Grosso| Sorriso

Aumento alarmante de casos de Covid-19 em Mato Grosso desencadeia novas medidas preventivas

Desde o início de janeiro até esta sexta-feira (9), o estado de Mato Grosso tem enfrentado um aumento preocupante nos casos de Covid-19, registrando um total de 10,6 mil casos e 25 mortes relacionadas à doença, de acordo com o painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O número de pacientes internados atingiu a marca de 73, enquanto 4,3 mil permanecem em monitoramento e 6,2 mil se recuperaram.

Os municípios de Várzea Grande, Água Boa, Cáceres e Nova Xavantina emitiram um comunicado conjunto, instando a população a retomar o uso de máscaras e adotar rigorosamente as medidas preventivas. Essa recomendação foi motivada pelo aumento significativo nos casos nessas cidades e pela identificação de uma nova variante do vírus.

No início do mês, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) emitiu um Ofício-Circular orientando o uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes fechados da instituição, em resposta ao aumento acentuado de casos de Covid-19 no estado.

A SES emitiu um alerta oficial às cidades, exortando que retomem as medidas de prevenção e intensifiquem os esforços de vacinação contra a doença. Mais de 50 mil testes de Covid-19 serão distribuídos em Cuiabá após o recente aumento de casos confirmados.

Em 2024, Mato Grosso já registrou 6.584 casos e 16 mortes devido à Covid-19. Na última segunda-feira (29), Sorriso lamentou a primeira morte causada pela Covid-19 desde junho de 2023. A vítima, um idoso de 72 anos, faleceu no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, apresentando quadro clínico agravado por diabetes, hipertensão, insuficiência renal, entre outras comorbidades.

O mês de janeiro encerrou com 5.377 casos confirmados e 12 mortes em Mato Grosso. Diversos municípios do estado apresentaram óbitos, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, e Sorriso. A faixa etária mais afetada até o momento é a de pessoas com 80 anos ou mais, com um total de seis mortes, sendo quatro mulheres e dois homens.

Diante dessa situação crítica, a SES-MT reitera a importância da adoção de medidas preventivas, do uso de máscaras e do apoio à campanha de vacinação, visando conter a propagação do vírus e proteger a saúde da população mato-grossense.

Veja também

Empresários e moradores criam associação para discutir projeto de mão única na Perimetral Sudoeste em Sorriso

DHPP de Sorriso desvenda farsa e investiga homicídio motivado por traição e encobrimento de provas

Obra do Lago Norte em Sorriso deve ser retomada em breve, após quase um ano de paralisação

Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos em MT

Fiscal agropecuário fala sobre o Vazio Sanitário da Soja em entrevista à Sorriso FM

Mulher é presa tentando furtar picanha de mercado; agia com o filho no colo