Mato Grosso| Sorriso

Aumento alarmante de casos de Covid-19 em Mato Grosso desencadeia novas medidas preventivas

Desde o início de janeiro até esta sexta-feira (9), o estado de Mato Grosso tem enfrentado um aumento preocupante nos casos de Covid-19, registrando um total de 10,6 mil casos e 25 mortes relacionadas à doença, de acordo com o painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O número de pacientes internados atingiu a marca de 73, enquanto 4,3 mil permanecem em monitoramento e 6,2 mil se recuperaram.

Os municípios de Várzea Grande, Água Boa, Cáceres e Nova Xavantina emitiram um comunicado conjunto, instando a população a retomar o uso de máscaras e adotar rigorosamente as medidas preventivas. Essa recomendação foi motivada pelo aumento significativo nos casos nessas cidades e pela identificação de uma nova variante do vírus.

No início do mês, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) emitiu um Ofício-Circular orientando o uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes fechados da instituição, em resposta ao aumento acentuado de casos de Covid-19 no estado.

A SES emitiu um alerta oficial às cidades, exortando que retomem as medidas de prevenção e intensifiquem os esforços de vacinação contra a doença. Mais de 50 mil testes de Covid-19 serão distribuídos em Cuiabá após o recente aumento de casos confirmados.

Em 2024, Mato Grosso já registrou 6.584 casos e 16 mortes devido à Covid-19. Na última segunda-feira (29), Sorriso lamentou a primeira morte causada pela Covid-19 desde junho de 2023. A vítima, um idoso de 72 anos, faleceu no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, apresentando quadro clínico agravado por diabetes, hipertensão, insuficiência renal, entre outras comorbidades.

O mês de janeiro encerrou com 5.377 casos confirmados e 12 mortes em Mato Grosso. Diversos municípios do estado apresentaram óbitos, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, e Sorriso. A faixa etária mais afetada até o momento é a de pessoas com 80 anos ou mais, com um total de seis mortes, sendo quatro mulheres e dois homens.

Diante dessa situação crítica, a SES-MT reitera a importância da adoção de medidas preventivas, do uso de máscaras e do apoio à campanha de vacinação, visando conter a propagação do vírus e proteger a saúde da população mato-grossense.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo