Prefeito discute com governador aumento de efetivo para polícias e necessidade de redução da criminalidade em Sorriso

Autoridades municipais e estaduais se reuniram estas semana no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir o reforço das ações de combate à criminalidade em Sorriso. A reunião contou com a presença do prefeito Ari Lafin, do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) José Carlos Moura, do governador Mauro Mendes e da cúpula da segurança pública do estado.

Um dos pontos centrais da discussão foi o aumento da presença das forças de segurança no município, incluindo tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Judiciária Civil. Além disso, a permanência de grupamentos especializados foi destacada como estratégia fundamental para intensificar as operações de combate à criminalidade.

Durante o encontro, representantes de Sorriso apresentaram um ofício detalhando as ações empreendidas pela Administração municipal para reduzir os índices de criminalidade na região. Entre as iniciativas mencionadas estão a construção de uma nova delegacia de polícia, a alocação de servidores municipais em órgãos estaduais e investimentos em projetos esportivos, sociais e culturais que atendem mais de 4 mil crianças e adolescentes.

O prefeito Ari Lafin destacou o crescimento populacional acelerado de Sorriso como um fator preponderante para a necessidade de tomar medidas adicionais em relação à segurança pública. Sorriso, que é a terceira maior economia do estado, tem registrado um aumento de cerca de 20% em sua população anualmente. Entretanto, o efetivo das forças de segurança não acompanhou esse crescimento proporcionalmente.

“O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Segurança, coronel PM César Augusto Roveri, sinalizaram positivamente para nossos pedidos. Espero que muito em breve possamos nos reunir novamente para analisar os resultados desse esforço conjunto”, concluiu o prefeito Lafin.

José Carlos Moura, o secretário de Segurança Pública, enfatizou a importância da tecnologia no combate ao crime organizado. Ele anunciou que mais câmeras serão instaladas em pontos considerados críticos em Sorriso, permitindo o monitoramento em tempo real por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). Esse projeto, denominado “Vigia Mais MT”, visa otimizar o policiamento ostensivo e aumentar a eficácia das operações das forças de segurança.

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal