Autoridades debatem implantação de Polo Regional do IFMT em Sorriso

Na manhã desta segunda-feira (27), autoridades se reuniram na Prefeitura de Sorriso, para discutirem a implantação de uma sede administrativa do IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso, em Sorriso, ou seja, um polo regional da instituição, se desvinculando da sede atual, em Cuiabá, podendo assim, gerir os próprios recursos e possibilitando a abertura de novos campus na região médio-norte e norte do estado, abrangendo cerca de 5 mil alunos, dos 51 municípios que pertencem à região.

Além do prefeito Ari Lafin, participaram da reunião, o vice-prefeito Gerson Bicego, os vereadores Wanderley Paulo, Celso Kozak, Rodrigo Machado, Zé da Pantanal e Iago Mella, secretários municipais Hilton Polesello, de Governo; Lúcia Drechsler, de Educação e Cultura; Procurador Geral, Daniel de Melo; e o diretor geral do IFMT, campus Sorriso, Claudir Von Dentz.

A intenção será oficializada por meio de um documento assinado pelos poderes constituídos e sociedade civil organizada, que será entregue ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que estará na próxima quarta-feira (29), em Sinop.

Sendo aprovado, o município doará uma área para que a unidade seja construída no Parque Tecnológico, como afirma o prefeito Ari Lafin. “Vamos fazer o possível para que esse projeto se torne realidade, queremos que Sorriso seja referência em educação tecnológica, por isso, estamos disponibilizando um espaço junto ao Parque Tecnológico para que o Governo Federal possa fazer os investimentos”, destacou Lafin.

A ideia em criar uma reitoria do IFMT no município de Sorriso surgiu após um encontro de representantes do município com parlamentares da bancada federal de Mato Grosso, como ressalta o vereador Wanderley Paulo.

“Após essa conversa com senadores e deputados federais, trouxemos a ideia ao prefeito Ari, que não tem medido esforços para tornar esse projeto em realidade, dando todas as condições para que o Ministério da Educação possa aprovar a criação da reitoria regional do IFMT em Sorriso”, disse o vereador.

Conforme destacado em reunião, após oficializar o pedido junto ao Ministério da Educação, a prefeitura deverá aguardar uma resposta do Governo Federal, em sendo positiva, os investimentos deverão ser de aproximadamente R$ 300 milhões.

Veja também

Decisão Judicial mantém nova comissão do Partido Liberal de Sorriso

Governo de MT convoca mais de 2,1 mil beneficiados do programa SER Família CNH Social

Polícia Civil prende em flagrante autor de roubo em Sinop com Vigia Mais MT

Governador apresenta potencial para novos investimentos em MT ao embaixador do Irã

Progressistas lança chapa para concorrer à Prefeitura de Sorriso

Empresário Alei Fernandes disputará prefeitura de Sorriso com vereador Acácio como vice