Avaliação de servidores públicos passa a ser on-line

É um tal de pega papel, preenche papel, devolve papel. E daí é papel de novo para avaliar, ponderar, concordar ou discordar e só então arquivar. Estamos em 2021 e, cada vez mais, cenas assim devem começar a fazer parte do passado. A avaliação dos servidores públicos municipais de Sorriso passa a ser feita remotamente a partir deste ano. O período de avaliações começa nesta quarta-feira (1.º de dezembro) e se encerra no dia 30 de janeiro de 2022.

Como vai ser?

Para facilitar o processo, reduzir o volume de papel utilizado e garantir ainda mais sigilo ao “como está sendo desempenhado o trabalho de cada servidor”, todo o trâmite será feito via site da Prefeitura. Servidores efetivos e comissionados devem participar do processo, que envolve as seguintes fases: autoavaliação, na qual o próprio servidor avalia seu desempenho e a avaliação da chefia imediata, em que seu coordenador emite um parecer sobre a atuação do servidor ao longo do ano.

Os gestores, que são responsáveis por liderar equipes, também passam por uma avaliação específica, mas o processo é o mesmo: cada líder se autoavalia e, depois, o gestor acima dele também tece sua análise.

O que mais será analisado?

A avaliação vai analisar ainda o clima organizacional, permitindo que cada servidor possa avaliar seu chefe imediato, assim como seu ambiente de trabalho. “Esta ação vai permitir que o Departamento de Recursos Humanos possa planejar melhor suas ações, analisando cada situação pelo prisma dos servidores” destaca a diretora de Recursos Humanos da Prefeitura de Sorriso, Julia Nólio.

Professores devem ficar atentos

No caso dos que ensinam, também é preciso comprovar que seguem aprendendo. Isso mesmo. Os professores que atuam na rede municipal de educação devem anexar os certificados de participação em cursos e treinamentos. São aqueles ofertados pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), mas também é possível ir além e anexar também cursos feitos em outras instituições, se for o caso.

Avaliação passo a passo

E agora, trocando em miúdos, como será este processo? É só acessar a barra bem no alto do site, clicar em “Servidor” e depois em “Avaliação”. Cada servidor precisa ter uma conta de acesso cadastrada no site da Prefeitura. É aquela mesma conta utilizada para acessar o holerite. Ixi, não tem conta cadastrada? Calma! Tem como criar uma na hora ou então recuperar a senha caso a pessoa tenha esquecido.

O secretário de Administração do Município, Estevam Calvo, explica que no caso dos servidores mais ligados aos serviços operacionais, sem muita intimidade com o computador, haverá apoio para o acesso à avaliação, sempre resguardando o sigilo na hora do preenchimento do questionário. “Estamos conversando com todos os secretários e cada setor deve conduzir este processo sempre focando na importância desta avaliação, indispensável para o crescimento profissional de cada servidor e igualmente fundamental para a melhoria contínua da Administração Municipal”, destaca, reforçando que alterar processos com foco na redução do uso de papel é fundamental para que a Prefeitura possa avançar nas ações de sustentabilidade.

Não concordo. E agora?

E se o servidor não concordar com esta avaliação? Bom, a prova dos 9 é feita pela Comissão de Recursos. Neste caso, é preciso voltar ao papel, mas só um pouquinho. O servidor que questionar sua avaliação deve preencher um requerimento, também disponível no site da Prefeitura, assinar e entregar o documento no Setor de Protocolo do Paço Municipal. A partir daí, a comissão irá analisar as notas, podendo alterá-las ou validá-las, com as devidas justificativas.

Tá com dúvida?

Para sanar dúvidas sobre o processo, é só entrar em contato com o Departamento de Recursos Humanos pelo 3545 4762, das 7h às 13h, ou então enviar um e-mail para rh.avaliação@sorriso.mt.gov.br. Informações adicionais estão disponíveis no site da Prefeitura, nos seguintes links:

www.sorriso.mr.gov.br/Legislações/DecretosMunicipais

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso