Baixa cobertura vacinal faz SEDUC recomendar uso de máscaras nas escolas de MT; escolas de Sorriso já adotaram medidas (vídeo)

A baixa cobertura vacinal entre as crianças de 5 a 11 anos levou a SEDUC – Secretaria de Estado de Educação a emitir um comunicado às escolas públicas estaduais para que seja recomendado o retorno de medidas de biossegurança nas escolas para conter a disseminação da covid. Entre as medidas está o uso de máscaras para todos os servidores, colaboradores e estudantes e também o uso do álcool em gel para assepsia das mãos.

A recomendação da SEDUC foi feita após o Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT) fazer uma recomendação sobre a utilização de máscaras nas escolas de Mato Grosso.

Segundo os dados, apenas 16% do público infantil está com o esquema vacinal completo e tomou as duas doses recomendadas, conforme dados do Painel de Distribuição de Vacinas contra a covid-19, mantido pela SES-MT. Além disso, os dados oficiais confirmam que 64% das crianças aptas a serem vacinadas não tomaram nenhuma dose e 36% a primeira dose.

A recomendação foi encaminhada pela SEDUC para todas as unidades escolares. Em Sorriso, a Escola Estadual Mário Spinelli, uma das maiores escolas de Sorriso, com mais de 2.000 alunos já adotou as medidas. A confirmação foi feita pela diretora da unidade escolar, Carina Pereira Alves, que ressaltou a preocupação diante da elevação dos casos de Covid-19, situação comprovada por meio das notificações recebidas. “Ontem à tarde recebemos essa mensagem, em virtude do aumento de caos de covid e decidimos repassar para nossa unidade escolar. Da mesma forma que recebemos esta recomendação da SECUC já repassamos a todos os colegas e alunos”.

A recomendação reforça a adoção das medidas de segurança novamente. “É uma forma de reforças estas medidas, mesmo o município tenha aprovado que pode relaxar com essas medidas de biossegurança. A gente achou interessante porque pode segurar um pouco a pandemia, e a gente sabe que algumas cidades já está retornando com as aulas remotas, o que a gente não gostaria. Então estamos retornando a usar máscara facial e estamos incentivando a vacinação, porque vendo as notícias em nível mundial, a gente sabe que está tendo mais problema com a covid quem está com esquema vacinal incompleto ou não tomou a vacina. Os estudos apontam que quem completou o esquema, está com a vacina em dia, não está tendo muito problema, está adoecendo pela covid, mas não está ficando mais grave”.

A diretora disse como os pais receberam essa recomendação “A gente repassou nos grupos e hoje a gente nota que cerca de 30 a 40 % dos alunos já estão usando as máscaras”.

Em Sorriso outras escolas, inclusive particulares, estão adotando novamente medidas de biossegurança. O IFMT – Instituto Federal de Educação também fez a recomendação do retorno de uso de máscaras e álcool em gel para servidores e estudantes.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

linhaceleste

A Voz do Povo: aeronaves são usadas para combater incêndio em fazenda na Linha Celeste

AGENCIA

A Voz do Povo: chegada da Polícia frustra tentativa de furto em agência bancária de Sorriso

dEFENSOR_PUBLICO_UBIRAJARA

A Voz do Povo: Defensor Público diz que ficou surpreso ao saber que cirurgia de paciente paga à Chocair não foi realizada

WhatsApp Image 2022-06-27 at 07.47.57

Luto: morre o locutor Kaká de Lara, vítima de infarto

Lumar-de-B-990x556

LUMAR COSTA DA SILVA, que matou e arrancou o coração da tia, será transferido para hospital psiquiátrico de SP para tratamento por tempo indeterminado

padre valdir

Paróquia São Pedro Apóstolo inicia neste domingo festividades alusivas ao Padroeiro de Sorriso