Banco Central anuncia mecanismo especial de devolução de recursos para Pix em caso de fraude ou falha

BRASÍLIA (Reuters) – O Banco Central anunciou nesta terça-feira que o Pix passará a contar, em novembro, com um mecanismo de devolução de valores em situações nas quais existam fundada suspeita de fraude ou em situações de falha operacional no sistema das instituições que realizam a transação.

Em nota, a autarquia informou que a devolução poderá ser iniciada pela instituição do usuário recebedor, por iniciativa própria, ou por solicitação da instituição do usuário pagador.

O BC também detalhou que desde que foi lançado, o Pix já permitia que o usuário recebedor devolvesse, total ou parcialmente, os valores de uma transação.

“Entretanto, não havia previsão de que a devolução fosse iniciada pela instituição de relacionamento do usuário recebedor. Assim, atualmente em uma eventual falha ou fraude operacional, as instituições envolvidas precisam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais (…)”, explicou a autoridade monetária.

Isso, de acordo com o BC, dificulta o processo e aumenta o tempo necessário para resolução do caso. “O estabelecimento do mecanismo especial de devolução dará mais celeridade e eficiência ao processo de devolução, aumentando a possibilidade dos usuários reaverem os valores nos casos de fraude.”

Segundo a autarquia, caso haja uma devolução realizada por meio do mecanismo especial, a instituição que a efetuar deverá notificar o usuário em relação ao débito na conta. A transação também constará no extrato das movimentações. De acordo com o BC, a norma entrará em operação no dia 16 de novembro.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Cientistas da Fiocruz podem produzir vacina completa contra a malária

Proporção de crianças com celular cai; segurança é motivo mais citado

Artigo: A pátria nos acréscimos

Atletas de Sorriso são convocados para representar Mato Grosso no Brasileiro de Karatê

Sorriso recebe três novos veículos para reforçar atendimento da saúde municipal

Homem tem perna fraturada após colidir em bloco de concreto na MT-560