Banco Mundial, FMI e OMC pedem apoio a países afetados por alta no preço de alimentos

Os líderes de Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e de outros organismos globais defenderam, em comunicado conjunto divulgado na sexta-feira (15), o aumento do apoio aos países mais afetados pela escalada global dos preços de alimentos. Fato que ocorre desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro.

Na nota, os dirigentes das entidades pedem que a comunidade internacional trabalhe para ampliar os recursos do Programa Global de Alimentos (WFP, na sigla em inglês), evite restrições ao comércio global alimentar. Além disso, eles sugerem a ampliação a produção e o investimento em agricultura resiliente às mudanças climáticas.

“Cobrir o custo do aumento de sua conta de importação de alimentos é essencial”

“Garantir que os países mais vulneráveis que enfrentam problemas significativos de balança de pagamentos possam cobrir o custo do aumento de sua conta de importação de alimentos é essencial para minimizar qualquer risco de agitação social”, destaca o texto.

Além dos líderes de Banco Mundial, FMI e OMC, a nota sobre o alto preço de alimentos mundo afora é assinada pelos chefes de WFP e da Organização de Alimentos e Agricultura (WBG, na sigla em inglês).

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região