Batalhão Ambiental da PM apreende 35 quilos de Dourado em Tangará da Serra

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) apreendeu 35 quilos de pescado da espécie Dourado, na tarde desta segunda-feira (20.11), em Tangará da Serra. Na ação, um homem de 56 anos foi preso em flagrante por transporte e comércio ilegal de pescado, e recebeu multa de R$ 28,5 mil.

Por volta de 17h30, a equipe do Batalhão Ambiental estava em fiscalização na zona rural da cidade quando abordou um homem em uma motocicleta, saindo da cachoeira Salto Maciel, com uma caixa de isopor na garupa do veículo.

Os policiais encontraram com o homem duas espécies de Dourado e uma tarrafa de cerca de dois metros de comprimento. Questionado sobre o material, o suspeito disse que teria feito a pesca no Rio Sepotuba e estaria levando para sua casa, onde teria outras unidades da mesma espécie.

No endereço do suspeito, os militares encontraram mais seis unidades de Dourado e duas cabeças da mesma espécie, dentro de um freezer. O suspeito afirmou que armazenava os peixes e fazia o comércio das peças.

O homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a Delegacia de Tangará da Serra, para registro da ocorrência e demais providências, e recebeu multa no valor de R$ 28,5 mil. As oito peças de Dourado, que totalizaram 35 quilos, foram doados para a Comunidade Terapêutica Resgate e Liberdade, de Tangará da Serra.

A captura, transporte e comercialização de Dourado é proibido em Mato Grosso, de acordo com a lei estadual 9.794 de 30 de julho de 2012.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e em suas Unidades Regionais.

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada