Bebê de quatro meses morre após espera por vaga de UTI Neonatal no Norte de MT

Uma bebê de apenas quatro meses perdeu a vida na madrugada desse domingo (6), após uma dolorosa espera de mais de 15 dias por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A pequena lutadora, que não teve seu nome divulgado, sucumbiu às complicações de saúde, levantando sérias questões sobre a eficiência e capacidade do sistema de saúde local.

A jornada de luta da bebê começou quando ela foi diagnosticada com uma grave doença no intestino, logo após ser admitida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Sinop, no norte do estado, no mês anterior. A condição exigia tratamento intensivo em uma UTI Neonatal, e ela foi encaminhada ao Hospital Regional de Sorriso. No entanto, ao chegar ao hospital, uma cruel realidade se impôs: não havia leitos disponíveis na UTI, o que a impediu de receber a atenção médica que precisava.

O estado de saúde da bebê piorou rapidamente, e ela contraiu uma bactéria durante as internações. Diante da gravidade da situação, a família tomou a difícil decisão de transferi-la para a Santa Casa de Cuiabá, na esperança de que ela pudesse finalmente receber o tratamento necessário. A luta da bebê continuou na Santa Casa, onde ela permaneceu até a madrugada deste domingo, quando faleceu.

A dor dessa perda devastadora foi agravada pelo fato de que a família foi informada de que a Santa Casa não estava em posição de oferecer qualquer tipo de apoio para retirar o corpo da bebê do local, deixando os pais em um momento de profundo desamparo e angústia.

A Secretaria Estadual de Saúde emitiu uma declaração afirmando que o Hospital Estadual Santa Casa seguiu os protocolos regulares, que incluem a comunicação e orientação aos pais ou responsáveis.

Em relação aos leitos de UTIs infantis em Sinop, uma preocupação que ecoa em meio a essa situação, a Secretaria respondeu que está tomando todas as medidas necessárias estipuladas pela última decisão do Tribunal de Contas do Estado, visando disponibilizar o mais rápido possível leitos pediátricos no Hospital Regional de Sinop.

O adeus à bebê aconteceu na manhã desta segunda-feira, quando ela foi sepultada em meio a uma comoção de familiares e amigos.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal