Bebê que perdeu a mãe para a Covid durante o nascimento tem alta após 1 mês na UTI

A recém-nascida Caroline Vitória, que nasceu prematura após a mãe morrer de Covid-19 durante o parto, no dia 29 de maio, recebeu alta nesta quinta-feira (24), em Cuiabá. Ela nasceu de 7 meses, em estado gravíssimo, e ficou em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o nascimento.

O pai Eliatan Brandão da Silva, de 27 anos, contou ao G1 que a família é de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, onde a bebê nasceu, mas que está na capital há quase um mês para o tratamento da filha.

Segundo ele, o último mês foi um dos períodos mais difíceis na vida dele.

“Nunca imaginei passar por isso. Foi tudo muito rápido. Eu tinha que enterrar a minha esposa e ao mesmo tempo correr para salvar minha filha. Minha cabeça ficou muito ruim”, disse.

Eliatan contou que os médicos disseram que a bebê teria apenas 6 horas de vida, caso não fosse encaminhada para uma UTI neonatal. Na ausência da mãe, o jovem recebeu a ajuda de amigos e da equipe médica para cuidar da bebê até conseguir a transferência da filha.

“Era para ser transferida para Goiânia, mas rejeitaram. Foi uma luta .Os médicos me falaram que tinha que tirar a bebê o mais rápido possível”, relembrou.

A recém-nascida realizou exames para confirmar que não foi infectada pelo coronavírus e, no dia seguinte, foi transferida de UTI aérea de Barra do Garças para Cuiabá, após determinação da Justiça. A ação para a transferência urgente foi proposta pela Defensoria Pública Estadual (DPE).

Homenagem

O nome da filha, segundo Eliatan, é uma homenagem para a mãe, de 24 anos, que se chamava Carolinne Naiara Rodrigues Silva.

Agora o pai se prepara para voltar para Barra do Garças com a filha. Ele e Carolinne tiveram outros dois filhos, de 4 e 7 anos.

Amigos e familiares estão arrecadando alimentos e roupas para a bebê para ajudá-lo no retorno à cidade.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso