Educação

Biblioteca Municipal Monteiro Lobato está com 100% do acervo cadastrado digitalmente

Por: Assessoria Prefeitura Publicado em 15/01/2020

Já fez a lista dos livros pra ler em 2020? Pois saiba que a alimentação do saudável hábito da leitura pode ser feita de maneira totalmente gratuita. A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, que integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, concluiu a digitalização de todo o seu acervo na plataforma BiblivreV, hospedada no site do Governo do Estado de Mato Grosso. Com isso, agora é possível acompanhar, pela internet, se o livro desejado consta, ou não, no acervo da Monteiro Lobato.

Para tanto, basta que o interessado acesse o link http://bibliotecas.cultura.mt.gov.br:8080/Biblivre5/biblioteca_pblica_municipal_monteiro_lobato/ e faça a pesquisa, tanto pelo nome da obra quanto pelo nome do autor. De acordo com o bibliotecário Edcleyton Fernandes, o processo de empréstimo de livros já vem sendo feito digitalmente desde o segundo semestre do ano passado. Atualmente, a Monteiro Lobato conta com mais de 6 mil livros e 1,8 mil usuários cadastrados.

Funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h às 22 horas, na Praça da Juventude, a Biblioteca, que em breve também contará com uma cordelteca, registrou 6 mil visitas em 2019.  “Ampliamos o horário de atendimento da unidade, sem o fechamento para o almoço, para democratizar o acesso à informação, permitindo que, por exemplo, trabalhadores que estudam à noite, possam usar este intervalo para alguma pesquisa ou empréstimo de livro”, explica Edcleyton.

Para fazer o empréstimo de livros, é preciso efetuar o cadastro na unidade, apresentando documento de identificação com foto e comprovante de residência.  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544 5648 ou pelo e-mail bpmsmonteirolobato@gmail.com. Doações de livros também podem ser feitas na unidade durante o horário de funcionamento. A equipe técnica avalia todo o material antes de incluir no acervo da Biblioteca.

Enquete. Participe!

Em sua opinião, quais secretários do governo Ari Lafin devem continuar na próxima gestão?
(É possível votar em mais de um)