Biblioteca Municipal sediará ciclo de palestras em combate à violência doméstica em Sorriso

Nesta sexta-feira (4), a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato será palco de importante evento que visa o combate à violência doméstica contra a mulher. Promovido pela FGM Produções, com o apoio da Administração Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (SEMCULTJ), o ciclo de palestras faz parte da Campanha Agosto Lilás, criada em alusão à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), sancionada em agosto de 2006.

Com o objetivo de ampliar o debate sobre esse grave problema social, o evento busca conscientizar a sociedade sobre a importância de manter o tema em evidência, discutindo formas de prevenção, seja por meio de políticas públicas ou reforçando o apoio entre mulheres que vivenciaram situações semelhantes.

O evento terá início às 19h, com a apresentação da peça teatral “Café com Dores”, encenada pelo grupo teatral Quimera. Em seguida, a secretária de Assistência Social e primeira-dama do Município, Jucélia Ferro, fará uma apresentação das ações desenvolvidas pela pasta, que tem como objetivo garantir atendimento célere a crianças, adolescentes, idosos e mulheres vítimas de violência no contexto familiar.

Durante o ciclo de palestras, a assistente social Marlene Lorenz Holzbach abordará o fluxograma dos atendimentos realizados durante o período de 2022 e o primeiro semestre deste ano, fornecendo uma visão geral das ações implementadas.

O evento também contará com uma roda de debates e a exposição dos recursos investidos em Sorriso para enfrentar a violência contra a mulher. A secretária Jucélia Ferro destacou os esforços da Administração Municipal em combater esse problema, lembrando que até 2018 a cidade não dispunha de um atendimento especializado para mulheres vítimas de violência. Foi então que foi criado o Núcleo de Atendimento à Mulher na delegacia de Polícia de Sorriso, seguido pela criação da rede unificada de enfrentamento à violência em parceria com o Poder Judiciário e outras instituições.

Ao perceber que muitas vítimas eram financeiramente dependentes de seus agressores, a secretaria municipal de Assistência Social implantou o “abrigo da mulher”, um espaço destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência, juntamente com seus filhos e dependentes. O local oferece abrigo, vestuário, alimentação e encaminhamentos para serviços como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), unidades básicas de saúde, orientações jurídicas, transporte, qualificação profissional, entre outros.

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal