Morre Bispo emérito de Sinop Dom Gentil Delazari, um dos principais líderes da Igreja Católica de MT

Um dos principais líderes da Igreja Católica em Mato Grosso: Dom Gentil Delazari. Bispo emérito de Sinop, faleceu, na noite desta segunda-feira (31), aos 82 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Santo Antônio. A causa do falecimento ainda não foi confirmada.

O bispo diocesano, Dom Canisio Klaus manifestou, em nota, o “profundo pesar da Diocese Sagrado Coração de Jesus ” e “agradece a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa deste Servo de Deus e Missionário, que apascentou por 21 anos nossa Igreja Diocesana, e por seis anos permaneceu conosco como Bispo Emérito. O seu ministério episcopal foi caracterizado pelo anúncio incansável do Evangelho, tornando Cristo mais conhecido e amado, conforme seu lema episcopal ‘Preparai os Caminhos do Senhor’ (Cf. Mt 3,3)”.

Ex-presidente da CNBB Regional Oeste, Dom Gentil foi o segundo bispo diocesano de Sinop, sucedendo Dom Henrique. Ele foi ordenado bispo em março de 1994 em Lageado (RS) e assumiu a diocese Sagrado Coração de Jesus em janeiro de 1995. Seu episcopado ficou marcado pela realização de um grande sonho, a construção foi da Catedral de Sinop, inaugurada em 2007.

Foram 54 anos de vida religiosa. Sua ordenação como padre ocorreu em em julho de 1968 em Relvado (RS). Foi vice reitor em seminário Sagrado Coração de Jesus e de Viamão (RS), reitor do Seminário São João Batista e do Seminário Propedêutico. Dirigiu o Centro Diocesano de Vocações, foi coordenador da Cúria, professor na PUC e outras universidades, dentre outras funções na Igreja Católica.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

Conforme nota divulgada pela diocese, Dom Gentil está sendo velado, nesta terça-feira (1º), na Catedral, desde as 5h e está programada para às 10h Santa Missa. Às 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento, na Cripta da Catedral, onde está sepultado seu predecessor, Dom Henrique.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo