Boletim de Arboviroses segue alertando para aumento nos casos de Dengue e Chikungunya em Sorriso

Nesta terça-feira, 2 de julho, a Secretaria de Saúde e Saneamento divulgou o mais recente Boletim de Arboviroses, que traz dados alarmantes sobre as arboviroses na região. Desde o início do ano, foram notificados 4.605 casos suspeitos de dengue, com 707 confirmações e 419 ainda em investigação. Os demais casos foram descartados. Além disso, o vírus da chikungunya infectou 945 pessoas, com 70 casos sob investigação, totalizando 1.101 notificações. Em relação ao zika vírus, o boletim manteve três notificações, com um caso confirmado e um em investigação.

Os dados são divulgados a cada 15 dias e servem como um alerta para que a população redobre os cuidados e previna a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor dessas doenças. Taynná Vacaro, coordenadora de Vigilância em Saúde, reforça a importância de eliminar qualquer ponto de água acumulada, por menor que seja, para evitar a reprodução do mosquito. “Precisamos evitar que o mosquito possa se reproduzir e manter os ambientes limpos é fundamental para isso, lembrando que qualquer ponto com água acumulada, por menor que seja, já pode ser um berço para que o inseto se reproduza, e, mesmo na estiagem, a equipe está encontrando larvas do mosquito”, destaca Vacaro.

Denúncias de locais sujos que possam servir de criadouro para o mosquito podem ser feitas pela Ouvidoria, pelo telefone 150, ou pelo aplicativo da Vigilância Sanitária, via Unidade Sentinela, pelo número (66) 99600-1462.

A Secretaria de Saúde e Saneamento orienta a população a tomar as seguintes medidas preventivas:

  • Retirar pratinhos dos vasos de plantas e fazer furos nos vasos para escoar a água;
  • Colocar terra ou areia até a borda nos vasos;
  • Manter caixas d’água fechadas;
  • Retirar embalagens plásticas ou celofane usadas em flores e arranjos;
  • Não deixar recipientes como copos, garrafas e sacos plásticos pelo quintal;
  • Descartar o lixo em locais adequados;
  • Verificar a situação das calhas da residência;
  • Usar repelentes.

Para facilitar a limpeza dos quintais, a Prefeitura oferece o serviço de coleta de resíduos sólidos, que inclui o recolhimento de móveis e eletrodomésticos velhos, assim como restos de jardinagem, como folhas e grama cortada. A coleta ajuda a eliminar possíveis criadouros de insetos e animais peçonhentos.

Veja também

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT