Brasil mais inclusivo será tema da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Sorriso

A Prefeitura Municipal, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), está se preparando para realizar a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Este importante evento, cujo tema é “O Cenário Atual e o Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Construindo um Brasil mais inclusivo”, acontecerá no dia 19 de outubro no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Sorriso, das 07h às 17h.

A conferência está programada para reunir representantes do governo, da sociedade civil e pessoas com deficiência para discutir os desafios enfrentados e definir prioridades para políticas que promovam a inclusão e combatam o capacitismo. Além disso, o evento visa elaborar propostas que fortaleçam o desenvolvimento de tecnologias assistivas de informação e comunicação nas mídias sociais, com o objetivo de valorizar o protagonismo das pessoas com deficiência e disseminar conhecimentos e informações que promovam a inclusão.

A presidente do CMDPD, Carmem Welter, enfatiza a importância da conferência: “A participação da população, das representações privadas e públicas é essencial para discutirmos políticas públicas que atendam as demandas e os direitos das pessoas com deficiência, que merecem mais amor e atenção. A sociedade deve se unir em prol dessa causa, que é amplamente debatida, mas nem sempre traduzida em ações concretas no dia a dia.”

A conferência abordará questões relacionadas às políticas públicas para pessoas com deficiência em cinco eixos temáticos:

  1. Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência.
  2. Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada.
  3. Financiamento da promoção dos direitos das pessoas com deficiências.
  4. Cidadania e acessibilidade.
  5. Os desafios para a comunicação universal.

As Conferências de Direitos da Pessoa com Deficiência representam espaços de participação ampla e democrática, englobando organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas, conselhos de direitos e outras entidades envolvidas na defesa dos direitos humanos. Esses eventos visam promover a discussão e a articulação de propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência.

A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, convida a comunidade sorrisense a participar deste importante momento de construção e contribuição para as políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência do município, destacando a necessidade de debater e propor melhorias por meio de ideias e diálogos. A conferência promete ser um marco na busca por um Brasil mais inclusivo e igualitário.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal