Buscando equilibrar os efeitos do distanciamento físico, IFMT investe na aproximação virtual

Enquanto os profissionais da saúde travam uma das maiores batalhas do último século no combate à Covid-19, os da educação enfrentam desafios para adaptar o ambiente escolar à nova realidade imposta pela pandemia.

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso, além do Regime de Exercício Domiciliar (RED), que agrupa as atividades de aprendizado desenvolvidas remotamente, há iniciativas desenvolvidas paralelamente com atenção para outros aspectos importantes da vida estudantil, como a interação entre os estudantes.

É o caso do projeto “#CompartilhaIF”, coordenado pelo prof. Dr. André Assis Lôbo de Oliveira, que conta com a participação de docentes e técnicos administrativos para promover momentos de diálogo entre os estudantes.

O professor André comenta que “o projeto #CompartilhaIF promove a união entre as diferenças. Professores de diferentes disciplinas se unem em ações comuns, promovendo a construção do conhecimento de maneira contextualizada e a conexão entre pessoas e saberes”.

Foi por meio do CompartilhaIF que, no mês passado, servidores parceiros do projeto compartilharam histórias de vida sobre como enfrentaram crises durante suas jornadas quando estudantes, e responderam a questionamentos dos alunos em uma transmissão ao vivo, intitulada “Vida de Estudante: Como estudei em meio ao caos”, evento que, apesar de ter mais de 2 horas de duração, já soma mais de 1,6 mil visualizações no Youtube.

Nesta quarta-feira (19), às 16h, outra ação do IFMT, o “Café da Tarde” promoverá um bate-papo virtual com os estudantes. A proposta visa criar uma versão virtual das conversas de corredor entre os estudantes e a equipe de servidores, situação comum entre uma aula e outra antes da pandemia.

Veja também

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Seduc divulga segunda chamada de estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Prazo para justificar ausência no Encceja termina nesta sexta-feira